Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator | Lessa, Tatiana Amaral de Matos | |
dc.date.accessioned | 2016-06-17T20:31:00Z | |
dc.date.available | 2012-09-19 | |
dc.date.available | 2016-06-17T20:31:00Z | |
dc.date.issued | 2012-07-04 | |
dc.identifier.citation | LESSA, Tatiana Amaral de Matos. A formação do eu adolescente sob um olhar psicanalítico: da metamorfose do casulo à libertação. 2012. 61 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/314 | |
dc.description.abstract | This final conclusion paper for the Professional Master's Program addresses the formation of the teenage self in order to comprehend the biological, psychological and social processes which permeate the teenager, having as a reference Freud s theory of personality, complemented by his successors. A thread is traced connecting adolescence, formation of self and family. Each proposed chapter is configured in a flash , an image from two complementary angles: the first covers the early development according to psychoanalytic theory and the second surveys the context of family dynamics in the formation of that self. The adolescent is influenced by the family and culture in which it is inserted; they contribute to some behaviors typical of this phase, sometimes misunderstood, such as questionings, aggressiveness, isolation, rituals and some mourning. Due to this gap, the wishes, desires, experiences and living experiences of adolescents and their real needs, along with the specific characteristics of this phase are disregarded by the family, intensifying the conflicts and tensions that already exist. The aim of this investigation resides in systematizing and disseminating this way of understanding adolescence to contribute to a change of attitude on the part of parents and teachers, promoting greater acceptance and diminishing labeling of their maturation process. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Adolescente | por |
dc.subject | Ego | por |
dc.subject | Psicanálise | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | por |
dc.subject | Adolescents | eng |
dc.subject | Ego | eng |
dc.subject | Psychoanalysis | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.title | A formação do eu adolescente sob um olhar psicanalítico: da metamorfose do casulo à libertação | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.referee1 | Streck, Gisela Isolde Waechter | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho final de conclusão do Mestrado Profissional aborda a formação do eu adolescente com o intuito de compreender o processo biológico, psicológico e social que o permeia tomando como referência a teoria da personalidade de Freud, complementada por seus sucessores. Traça-se um fio que tange adolescência, formação do eu e família. Cada capítulo proposto se configura em um flash , em uma imagem a partir de dois ângulos complementares: o primeiro abordará o desenvolvimento primitivo de acordo com a teoria psicanalítica; o segundo pesquisa o contexto da dinâmica familiar na formação desse eu. Finalmente, o resultado é chegar à compreensão da estreita relação entre o desenvolvimento primitivo do eu adolescente e o vínculo com a família na qual nasce e se desenvolve, destacando a formação do ego. O adolescente é influenciado pela família e cultura em que está inserido; estas contribuem para alguns comportamentos típicos dessa fase, por vezes incompreendidos, como questionamentos, agressividade, isolamento, rituais e alguns lutos. Por esse descompasso, os desejos, anseios, experiências e vivências do adolescente e suas reais necessidades, juntamente com as especificidades características dessa fase são desconsiderados pela família, intensificando os conflitos e as tensões já existentes. O objetivo dessa investigação residiu em sistematizar e divulgar este modo de compreender a adolescência para contribuir a uma mudança de atitude por parte dos pais e professores, promovendo maior aceitação e menor rotulação do seu processo de maturação. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4149476440263965 | por |
dc.contributor.advisor1 | Wondracek, Karin Hellen Kepler | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6308804580424239 | por |