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Brasil, um país de fé: por que o maior país católico do mundo, também é o maior país pentecostal do mundo?

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dc.creator Alves, Eduardo Leandro
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:30:55Z
dc.date.available 2012-07-15
dc.date.available 2016-06-17T20:30:55Z
dc.date.issued 2012-05-30
dc.identifier.citation ALVES, Eduardo Leandro. Brasil, um país de fé: por que o maior país católico do mundo, também é o maior país pentecostal do mundo?. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/303
dc.description.abstract This research aims to show that in Brazil, there were several religious influences that generated from the mixture of peoples and their religions, a very people-oriented mystical supernatural. Thus, with the arrival of Pentecostal missionaries in 1910, Pentecostal theology found fertile ground, because its message had God intervening in a visible way in the life of the people, healing their diseases, saving their soul and generating hope of eternal salvation. Therefore, we investigate to what extent the religious culture of Brazil, the fruit of the various ethnicities that formed what we now call the Brazilian people, favors the Classical Pentecostal Theology and its development in the various strata of its society. For this, the text presents in an introductory way the religious history of the settlers, shows the religious expressions practiced in Brazil before the arrival of the settlers, as well as the religiosity that black Africans brought to Brazil, reports the arrival of the first Protestant missionaries, analyzes the Pentecostal missionaries arrived in Brazil with a Classical Pentecostal Theology, as well as the possible causes of its growth in Brazil. Turning, then, to contemporary issues related to the centennial of Brazil's largest Pentecostal denomination, the Assemblies of God. In this analysis it is assumed that the theory of Max Weber's "elective affinity" can be added to the proposal of Clifford Geertz, where it is assumed that the development of Classical Pentecostalism in Brazil was favored in the forming of its people by very particular social issues that, because of affinity, among all the possibilities of the already present evangelical theology, opted by cultural affinity for Pentecostalism. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Religiosidade Popular por
dc.subject Teologia Pentecostal por
dc.subject Assembleia de Deus por
dc.subject Afinidade Cultural por
dc.subject ÉTICA E GESTÃO por
dc.subject Popular Religiosity eng
dc.subject Pentecostal Theology eng
dc.subject Assemblies of God eng
dc.subject Cultural affinity eng
dc.title Brasil, um país de fé: por que o maior país católico do mundo, também é o maior país pentecostal do mundo? por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 por
dc.description.resumo Esta pesquisa busca mostrar que no Brasil houve várias influências religiosas que geraram, a partir da mistura entre os povos e suas religiões, um povo místico bastante voltado para o sobrenatural. Assim, com a chegada dos Missionários Pentecostais em 1910, a Teologia Pentecostal encontrou um terreno fértil, pois a mensagem anunciada apresentava Deus intervindo de forma visível na vida do povo, curando as suas doenças, salvando a sua alma e gerando a esperança de salvação eterna. Sendo assim, investiga-se em que medida a cultura religiosa brasileira, fruto das várias etnias que formaram o que hoje chamamos de povo brasileiro, favorece a Teologia Pentecostal Clássica e o seu desenvolvimento nas várias camadas da sociedade brasileira. Para isso o texto apresenta de forma introdutória a história religiosa dos colonizadores; mostra as expressões religiosas que havia no Brasil antes da chegada dos colonizadores, assim como a religiosidade que os negros africanos trouxeram ao Brasil; relata a chegada dos primeiros missionários protestantes; analisa a chegada dos missionários pentecostais no Brasil com a Teologia Pentecostal Clássica, assim como as possíveis causas do seu crescimento no Brasil. Passando, então, a questões contemporâneas relativas ao centenário da maior denominação Pentecostal do Brasil, a Assembleia de Deus. Nesta análise supõe-se que a teoria de Max Weber da afinidade eletiva , pode ser somada com a proposta de Clifford Geertz, onde supõe-se que o desenvolvimento do Pentecostalismo Clássico no Brasil foi favorecido por questões sociais bem particulares da formação do povo brasileiro, que por afinidade, entre todas as possibilidades da teologia evangélica já presente, optou pelo Pentecostalismo, por afinidade cultural. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0671148743064360 por
dc.contributor.advisor1 Bobsin, Oneide
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9895594646147746 por


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