dc.creator |
Greuel, Sigolf |
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dc.date.accessioned |
2016-06-17T20:28:19Z |
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dc.date.available |
2009-04-03 |
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dc.date.available |
2016-06-17T20:28:19Z |
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dc.date.issued |
2008-08-01 |
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dc.identifier.citation |
GREUEL, Sigolf. Religião e religiosidade na pós-modernidade. 2008. 65 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/29 |
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dc.description.abstract |
The objective of this Dissertation is to research the dimension that Pos Modernity Paradigms
influence the articulation between Religion and Religiosity, and to seek ways to a pastoral
action with Adolescent and Youth in this context. The first part of this work tries to
understand the characteristics in the historic moment that we live. Being result of a historical
evaluation, Pos-Modernity comes from Enlightenment Modernity that has placed the human
being at the center, as reason and measure of every thing. In this way, it proposes a new daily
routine, with a new configuration of subjects, essentially individualistic and narcissistic,
intensely determined for the market economy. The emptying of the social, produced for it,
results in a peculiar articulation in human relationships. The second part verifies that Religion,
relegated by the Enlightenment to an absolutely secondary dimension, rises again powerfully,
in a large variety of expressions. It works as any Religiosity of personal arrangement, as a
result of the disillusion with Pos Modernity, where subjects seek for a transformation in their
individuality and a reason to exist. For having been created from the Pos Modernity, Religion
runs the risk of assuming an alienating manner in its determinants, becoming anthropocentric,
fundamentalist, and a mere product of the neo-liberal market. The third part analyses the
difficulty in articulating a pastoral action with Adolescents and Youths in these days, although
we can see clearly that Religion is present is their imaginary. Even though that, we articulate
some reflexions in order to show that it is possible to proportionate to the Adolescent and
Youth a privileged place where they can have a meeting with theirselves, with another one,
and with the sacred. This experience can be essential for the construction of their identity and
for the seeking of their existing reason. This work also presents some principles that were
considered important to an action with Adolescents and Youths: The principles of Open Door,
Open Mind, Open Heart, Open Bible and Open Hand, inspired in the practice of Jesus and
extracted from his meeting with an young man. We conclude with a description of some
experiences in the work with Adolescents and Youths at the communities of the Center-South
Catarinense Synod, context of this research. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Pós-Modernidade |
por |
dc.subject |
Adolescentes e jovens |
por |
dc.subject |
Religião e religiosidade |
por |
dc.subject |
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA |
por |
dc.subject |
Postmodernity |
eng |
dc.subject |
Adolescent and youth |
eng |
dc.subject |
Religion and religiosity |
eng |
dc.title |
Religião e religiosidade na pós-modernidade |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.description.resumo |
Esta Dissertação se propõe a pesquisar em que medida os paradigmas da Pós-Modernidade
influenciam na articulação da Religião e da Religiosidade e a buscar caminhos para uma ação
pastoral com a Adolescência e a Juventude neste contexto. A primeira parte procura
compreender as características do momento histórico em que vivemos. Resultado de uma
evolução histórica, a Pós-Modernidade é herdeira da Modernidade Iluminista que colocou o
ser humano no centro, como razão e medida de todas as coisas. Como tal, ela propõe um
novo cotidiano, com uma nova configuração dos sujeitos, marcadamente individualista e
narcisista, fortemente determinada pela economia de mercado. O esvaziamento do social por
ela provocado resulta em uma peculiar articulação das relações humanas. A segunda parte
constata que a Religião, relegada pelo Iluminismo a um plano absolutamente secundário,
ressurge na atualidade com toda força, em uma grande variedade de expressões. Ela se
articula como uma Religiosidade de arranjo pessoal, como resposta ao desencanto da Pós-
Modernidade, através da qual os sujeitos buscam pela re-substancialização de suas
individualidades e pelo sentido de sua existência. Por ser filha da Pós-Modernidade, a
Religião corre o risco de assumir de modo alienante suas condicionantes, tornando-se
antropocêntrica, fundamentalista e um mero produto do mercado neoliberal. A terceira parte
constata a dificuldade em articular uma ação pastoral com a Adolescência e a Juventude em
nossos dias, apesar de podermos observar nitidamente que a Religião está presente no seu
imaginário. Ainda assim, buscamos articular algumas reflexões no sentido de mostrar que é
possível proporcionar ao Adolescente e ao Jovem de nossos dias um lugar privilegiado, no
qual eles possam ter um encontro consigo mesmos, com os outros e com o sagrado.
Experiência esta que poderá se mostrar significativa na construção de sua identidade e na
busca pelo sentido de sua existência. Apresentamos ainda alguns princípios que julgamos
relevantes para uma ação entre Adolescentes e Jovens: Os princípios da Porta Aberta, da
Mente Aberta, do Coração Aberto, da Bíblia Aberta e da Mão Aberta, inspirados na prática de
Jesus e extraídos de seu encontro com um jovem. Concluímos com a descrição de algumas
experiências no trabalho com Adolescentes e Jovens nas Comunidades do Sínodo Centro-Sul
Catarinense, contexto desta pesquisa. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9936758190489615 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Brandenburg, Laude Erandi |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 |
por |