Faculdades EST Repository

A participação das instituições de educaçao superior confessionais na história da educação brasileira

Show simple item record

dc.creator Oliveira, átila Brandão de
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:20:02Z
dc.date.available 2012-05-24
dc.date.available 2016-07-25T15:20:02Z
dc.date.issued 2011-12-21
dc.identifier.citation OLIVEIRA, átila Brandão de. A participação das instituições de educaçao superior confessionais na história da educação brasileira. 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/295
dc.description.abstract The research aims to present the Christian Confessional Organizations as spaces of extreme importance for the construction of Brazilian education s history. To understand the role of these organizations and their influence, we broach about the installation of the Protestant Christian institutions in Brazil, since educational philosophies resulting from the modernity were deployed in the country through the missions established at schools with such pedagogical innovations. The study also examines the contradictions of the transition from the Middle Ages to the Modern Age, whereat education linked to the religious spaces was vehemently criticized. It was the philosophical attempt to withdraw from society the influence of religion, seeking to build a society ruled by reason and scientism. However, understanding the role of confessional education needs a comprehension of the Middle Ages, in an attempt to understand the quarrels with the Reformed position. This period mark the begin of the a faith-based education committed to training people regardless of their social classes begins to emerge. Finally, the job discusses the role of confessional superior education today in an attempt to understand if it is still effective today in the education field within Brazilian society and how Brazilian Baptist University, a faith-based HEI, externalizes its confessional activity in Salvador s society. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Educação Superior por
dc.subject Escolas confessionais por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA EM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Superior Education eng
dc.subject Confessional Schools eng
dc.title A participação das instituições de educaçao superior confessionais na história da educação brasileira por
dc.type Dissertação por
dc.description.resumo A pesquisa busca apresentar as organizações confessionais cristãs como espaços de extrema relevância para a construção da história da educação brasileira. Para compreender o papel dessas organizações e as suas influências, faz-se uma abordagem sobre instalação das instituições cristãs protestantes no Brasil, uma vez que as filosofias educacionais advindas da modernidade foram implantadas no país por meio das missões que estabeleceram as escolas com as tais inovações pedagógicas. O estudo também analisa as contradições da passagem da Idade Medieval para a Idade Moderna em que se criticou de forma veemente a educação vinculada aos espaços religiosos numa tentativa filosófica de retirar da sociedade a influência da religião, buscando a construção de uma sociedade pautada pela razão e pelo cientificismo. No entanto, a compreensão do papel da educação confessional passa por um olhar da Idade Média, numa tentativa de entender as querelas com a posição Reformada. Esta época marca o início de uma educação confessional comprometida com a formação das pessoas independente de sua classe social. Por fim, o trabalho discute o papel da educação superior confessional na atualidade numa tentativa de compreender se, ainda hoje, ela cumpre uma eficiência no campo da educação dentro da sociedade brasileira e como a Faculdade Batista Brasileira, uma IES confessional, externa sua atividade confessional na sociedade soteropolitana. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account