Faculdades EST Repository

Cantar, contar, tocar... A experiência de um Grupo de Louvor como possibilidade para a formação teológico-musical de jovens

Show simple item record

dc.creator Eberle, Soraya Heinrich
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:18:59Z
dc.date.available 2012-05-22
dc.date.available 2016-07-25T15:18:59Z
dc.date.issued 2012-02-24
dc.identifier.citation EBERLE, Soraya Heinrich. Cantar, contar, tocar... A experiência de um Grupo de Louvor como possibilidade para a formação teológico-musical de jovens. 2012. 282 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/292
dc.description.abstract A proposal for theological-musical training for youth groups based on the context of a praise group. It verifies in what way this training takes place and how it can be worked with intentionality. In the first chapter, the three constituting groupings of the research paper are contextualized: the youth groups, contemporary sacred music and Christian education in an Evangelical-Lutheran context. In the second chapter, the different paradigms which sustained sacred music in the Evangelical Lutheran context, the currents of modern sacred music and, based on the contemporary context, the Gospel phenomenon are dealt with. The third chapter works with the life narratives of six youth who participate in a praise and adoration group. Based on these narratives, four categories arise for analysis: formation of ties, protagonism and tutelage, comprehension of roles and functions and the learning in and based on the group. The fourth chapter outlines a dialogue between the practice in the praise group, the Plan for Continuing Christian Education of the Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil and the social-interactionist theory proposed by Vygotsky. The fifth chapter presents a proposal for theological-musical training which can serve as a resource for the work with youth groups in the congregational context, based on reflections and practices. eng
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Música Sacra por
dc.subject Teologia da Música por
dc.subject Educação Cristã Contínua por
dc.subject Juventudes por
dc.subject Grupo de Louvor por
dc.subject Vygotsky por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Theology of Music eng
dc.subject Continuing Christian Education eng
dc.subject Youth Groups eng
dc.subject Praise Group eng
dc.subject Vygotsky eng
dc.title Cantar, contar, tocar... A experiência de um Grupo de Louvor como possibilidade para a formação teológico-musical de jovens por
dc.type Tese por
dc.contributor.referee1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 por
dc.contributor.referee2 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 por
dc.contributor.referee3 Lopes, José Rogério
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/5121360004451480 por
dc.contributor.referee4 Del-ben, Luciana Marta
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/7769639637061280 por
dc.description.resumo Uma proposta de formação teológico-musical das juventudes, a partir do contexto de um grupo de louvor. Averigua de que forma se dá esta formação e como pode ser trabalhada com intencionalidade. No primeiro capítulo, são contextualizadas as três grandezas constituintes da pesquisa: as juventudes, a música sacra contemporânea e a educação cristã em contexto evangélico-luterano. No segundo capítulo, aborda os diferentes paradigmas que sustentaram a música sacra em contexto evangélicoluterano, as correntes da música sacra atual e, a partir do contexto contemporâneo, o fenômeno gospel. O terceiro capítulo trabalha com as narrativas de vida de seis jovens, que participam de um grupo de louvor e adoração. A partir dessas narrativas, emergem quatro categorias para a análise: formação de vínculos, protagonismo e tutela, compreensão de papéis e funções e a aprendizagem no e a partir do grupo. O quarto capítulo esboça um diálogo entre a prática no grupo de louvor, o Plano de Educação Cristã Contínua da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a teoria sócio-interacionista proposta por Vygotsky. O quinto capítulo faz uma proposta de formação teológico-musical que pode servir de subsídio para o trabalho com jovens em contexto comunitário, a partir de reflexões e de práticas por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9898369522601349 por
dc.contributor.advisor1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account