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Temas bíblicos na escola dominical da Igreja Assembleia de Deus (2000-2009): avaliação teológica e perspectivas

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dc.creator Pereira, Walter Nei
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:13:51Z
dc.date.available 2012-03-20
dc.date.available 2016-07-25T15:13:51Z
dc.date.issued 2012-01-06
dc.identifier.citation PEREIRA, Walter Nei. Temas bíblicos na escola dominical da Igreja Assembleia de Deus (2000-2009): avaliação teológica e perspectivas. 2012. 84 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/278
dc.description.abstract This dissertation presents a theological evaluation and per spectives for the Pentecostal hermeneutics, from the biblical themes studied in Sunday Sch ool Assembly of God Church, between the years of 2000 and 2009. The first chapter discusses the Pentecostal Movement and the Assembly of God in Brazil. Pentecostalism emerged in the United States in 1901, influenced mainly by the "second blessing" Methodist preaching associated with the baptism in the Holy Spirit, seeking to restore the lived experience of the Chris tian church in apostolic times . The Brazilian Assembly of God has its origin in Belem (PA), in 1911, from the work of two Swedish missionaries, Daniel Berg and Gunnar Vingren, influenced by the American Pentecostal movement. After decades of steady growth, it currently represents about 30% of the Brazilian evangelicals, being present in all the regions of the country. In a second moment, reflections of some authors are presented about theology and Pentecostal principle. The second chapter deals with the Pentecostal reading of the Bible, relating the subjects that were taught in the Sunday School and theologically evaluating the most relevant topics: Ins piration of the Holy Bible, Return of Jesus, Disciplines of Christian Life, Jesus, Baptism with the Holy Spirit, Theology of Prosperity, Healing and Miracl es. The third chapter says that Bi ble reading practiced by the Assembly of God is guided by a conservative and experimental Pentecostal hermeneutics. It concludes, in terms of contemporary perspective, proposing the adoption of two other emphases: the diaconal and prophetic, both translated as the willingness to serve the Church and the community, to denounce the social ills and to seek for justice and peace, preparing the people of God for the Christian service, in order to build the body of Christ in the Brazilian reality. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Movimento Pentecostal por
dc.subject Assembléia de Deus por
dc.subject Escola Dominical por
dc.subject Hermenêutica Pentecostal por
dc.subject LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA por
dc.subject Pentecostal Movement eng
dc.subject Assembly of God eng
dc.subject Sunday School eng
dc.subject Pentecostal Hermeneutics eng
dc.title Temas bíblicos na escola dominical da Igreja Assembleia de Deus (2000-2009): avaliação teológica e perspectivas por
dc.type Dissertação por
dc.description.resumo Esta dissertação apresenta uma avaliação teológ ica e perspectivas para a herm enêutica pentecostal, a partir dos temas bíblicos estudados na Escola Dominical da Igreja Assembléia de Deus, entre os anos de 2000 e 2009. O primeiro capítulo discorre sobre o Movimento Pentecostal e a Assembléia de Deus no Bras il. O pentecostalismo surge nos Estados Unidos em 1901, sob influência, principalmente, da pregação metodista da segunda benção , associada ao batismo no Espírito Santo, buscando restaurar a experiência vivida pela igreja cristã, nos tempos apostólicos. A Assembléia de Deus brasileira tem sua origem em Belém (PA), em 1911, a partir do trabalho de dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, i nfluenciados pelo movimento pentecostal norte-americano. Após décadas de constante cres cimento, representa hoje cerca de 30% dos evangélicos brasileiros, estando presente em todas as regiões do país. Num segundo momento, são apresentadas refl exões de vários autores, acerc a da teologia e do princípio pentecostal. O segundo capítulo trata da leitura pentecostal da Bíblia, relacionando os assuntos estudados na Escola Dominical e avaliando teologicamente os temas mais relevantes: Inspiração da Bíblia Sagrada, Volta de Jesus, Disciplinas da Vida Cristã , Jesus, Batismo com o Espírito Santo, Teologia da Prosperidade, Curas e Milagres. O terceiro capítulo observa que a leitura bíblica praticada pela Assembléia d e Deus é direcionada por uma h ermenêutica pentecostal conservadora e experimental. Conclui, em termos de perspectiva contemporânea, propondo a adoção de duas outras ênfases: a diaconal e a profética, traduzidas como a disponibilidade em servir à Igreja e à comunidade, denunciar as mazelas sociais e buscar a justiça e a paz, preparando o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo na realidade brasileira. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8964816176498474 por
dc.contributor.advisor1 Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 por


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