Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator | Gonçalves, Roselene da Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-07-25T15:33:01Z | |
dc.date.available | 2012-03-20 | |
dc.date.available | 2016-07-25T15:33:01Z | |
dc.date.issued | 2011-12-04 | |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Roselene da Silva. O princípio da diversidade em processos de escolarização: uma releitura de cenários, à luz dos desafios educacional, teológico e pedagógico. 2011. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/272 | |
dc.description.abstract | In contemporary educational practices no longer fit professional positions that reproduce stereotypical concepts and practices of elite management of the processes of schooling. Addressing this question, this research presents as a starting question: based on the reinterpretation of emerging issues in educational settings, and theological teaching, what are some of the challenges faced by the processes of schooling for children and young people in Brazil to consolidate the principle of diversity? The goal ultimately is therefore, socialize knowledge as a way to contribute to academic debates about the possíbilities to promote the inclusion in the spaces of formal education. To this end, we opted for methodology literature, selecting works of contemporary authors in the interfaces of the areas of Theology and Education, focusing on concepts that nurture respect to the construction of different. In this sense. The works are organized into three chapters. In the first chapter, Educational Challenge Scenaries deserves emphasis the importance of dialogic practices, the representation of cultural identities and host professional attitudes that reinforce the dignity in the different form of school work. In the second chapter, the Theological challenge Scenaries are treated on citizenship issues in gender relations, the urgency of the ethical positions and integral experience of the stages of human development. In the third chapter, Pedagogical Challenge Scenaries win focus, targeted contents to the processes of continuing education, regulatory frameworks of curriculum guidelines and overcoming the existing management paradigms. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escolarização | por |
dc.subject | Diversidade | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Respeito | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | por |
dc.subject | Schooling | eng |
dc.subject | Diversity | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Respect | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.title | O princípio da diversidade em processos de escolarização: uma releitura de cenários, à luz dos desafios educacional, teológico e pedagógico | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Nas práticas educativas contemporâneas não cabem mais posturas profissionais que reproduzem conceitos elitizados e práticas estereotipadas de gestão dos processos de escolarização. Para tratar dessa questão, a presente Pesquisa apresenta como pergunta de partida: com base na releitura de questões emergentes nos cenários educacional, teológico e pedagógico, quais são alguns dos desafios enfrentados pelos processos de escolarização de crianças e jovens no Brasil para consolidar o princípio da diversidade? O objetivo em última análise é, pois, socializar conhecimentos, como forma de contribuir com os debates acadêmicos sobre as possibilidades de promover a inclusão nos espaços de educação formal. Para tanto, optou-se por uma metodologia bibliográfica, selecionando obras de autores contemporâneos nas interfaces das Áreas de Teologia e Educação, focalizando conceitos que oportunizam a construção do respeito ao diferente. Nesse sentido, o trabalho está organizado em três capítulos. No primeiro capítulo, Cenários dos Desafios Educacionais -, merece ênfase a relevância das práticas dialógicas, a representação das identidades culturais e o acolhimento profissional em atitudes que reforcem a dignidade nas diferentes formas de trabalho escolar. No segundo capítulo, Cenários dos Desafios Teológicos -, são tratadas questões sobre a cidadania nas relações de gênero, a urgência das posturas éticas e a vivência integral das fases do desenvolvimento humano. No terceiro capítulo, Cenários dos Desafios Pedagógicos -, ganha foco, conteúdos direcionados para os processos de formação continuada, os marcos regulatórios das diretrizes curriculares e a superação nos paradigmas de gestão vigentes. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3365887779724932 | por |
dc.contributor.advisor1 | Nogueira, Sandra Vidal | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1164669318007879 | por |