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Recuperando espaços de emancipação na história de vida de ex-alunas de escola comunitária luterana

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dc.creator Ulrich, Claudete Beise
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:21:13Z
dc.date.available 2007-04-13
dc.date.available 2016-07-25T15:21:13Z
dc.date.issued 2006-03-06
dc.identifier.citation ULRICH, Claudete Beise. Recuperando espaços de emancipação na história de vida de ex-alunas de escola comunitária luterana. 2006. 387 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/25
dc.description.abstract This dissertation has the purpose of retrieving the spaces of emancipation in the life stories of former female students of Lutheran community schools in Brazil. Initially the author tries to understand the concepts of liberation, emancipation, rational autonomy and Christian freedom. On the basis of the texture of the theoretical-conceptual threads, the concept of human emancipation is taken in this dissertation as a synthetic category that is peculiar to the analytical-synthetic movement of the dialectical approach. The second chapter describes the theoretical-methodological approach, which is based on an ethnographic perspective, permeated by a feminist methodology and the gender referent. The author uses the life story as research technique, aiming at a narrative investigation that highlights subjectivity, daily life and memory. The third, fourth, fifth and sixth chapters present the life stories told by the former females students, Anneliese, Ruth, Renita and Yvonne. The last chapter tries to identify spaces of emancipation in their life stories: the immigration process, childhood memories, adolescence memories, the educational processes in the family, the Lutheran community school, the Lutheran church, in other educational spaces, professional training, the constitution of their own family, their image of God, Bible reading, participation and leadership in community and/or congregational groups until 2005. Their narratives reveal a deep influence of the education they received in the community school and in the Lutheran church, bearing on the achievement or non-achievement of emancipatory spaces. By allowing their memories to be recorded and published, the narrators prove to be sages and educators, making it possible to reflect on the importance of religion and education in emancipation processes. The dissertation then concludes by discussing how the emancipation processes take place in the historical daily lives and by emphasizing that this process is a plural, collective, conflictive and dialectical one, for it points to the unfinished nature of human life. eng
dc.description.sponsorship Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Escolas comunitários luteranas por
dc.subject Mulheres luteranas por
dc.subject Lutheran schools eng
dc.subject Lutheran women eng
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.title Recuperando espaços de emancipação na história de vida de ex-alunas de escola comunitária luterana por
dc.type Tese por
dc.contributor.referee1 Ströher, Marga Janete
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9377539583841202 por
dc.contributor.referee2 Pauly, Evaldo Luis
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7187415721002122 por
dc.contributor.referee3 Oliveira, Avelino da Rosa
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/6451513910863914 por
dc.contributor.referee4 Eckert, Cornelia
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/7446126566413577 por
dc.description.resumo Esta tese procura recuperar os espaços de emancipação na história de vida de ex-alunas de escola comunitária luterana. Num primeiro momento, busca-se entender os conceitos de libertação, emancipação, autonomia racional e liberdade cristã. A partir da tessitura dos fios teórico-conceituais, o conceito emancipação humana é tomado, nesta tese, como categoria sintética, própria do movimento analítico-sintético da abordagem dialética.O segundo capítulo traz o percurso teórico-metodológico, que se fundamenta numa perspectiva etnográfica, permeada pela metodologia feminista e o referencial de gênero. Como técnica de pesquisa utiliza-se a história de vida, visando à pesquisa narrativa, em que se destacam a subjetividade, o cotidiano e a memória. Os capítulos três, quatro, cinco e seis apresentam, respectivamente, as narrativas das histórias de vida das ex-alunas: Anneliese, Ruth, Renita e Yvonne. O último capítulo recupera espaços de emancipação na história de vida das ex-alunas: o processo imigratório, lembranças da infância, da adolescência, os processos educacionais na família, na escola comunitária luterana, na igreja luterana, em outros espaços educacionais, a formação profissional, a constituição da própria família, a imagem de Deus, a leitura da Bíblia, a participação e a liderança em grupos comunitários até o ano 2005. Percebe-se nas histórias de vida das ex-alunas narradoras uma profunda influência da educação recebida na escola comunitária e na igreja luterana, repercutindo na conquista ou não de espaços emancipatórios. Ao permitirem o registro e a publicação de suas memórias, as ex-alunas narradoras colocam-se como sábias e educadoras, permitindo a reflexão sobre a importância da religião e da educação nos processos emancipatórios. A tese conclui enunciando que os espaços de emancipação se realizam no cotidiano histórico da existência, e que este é um processo plural, coletivo, conflituoso, dialético, pois aponta para o inacabamento da vida. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9944681145159594 por
dc.contributor.advisor1 Ferraro, Alceu Ravanello
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2554901969383039 por


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