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Os cristãos, de ontem e de hoje, ante a tentação de se acomodarem ao mundo: uma abordagem a partir de Ap 2-3

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dc.creator Priori, Marcio Luiz
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:26:30Z
dc.date.available 2011-11-22
dc.date.available 2016-07-25T15:26:30Z
dc.date.issued 2011-09-02
dc.identifier.citation PRIORI, Marcio Luiz. Os cristãos, de ontem e de hoje, ante a tentação de se acomodarem ao mundo: uma abordagem a partir de Ap 2-3. 2011. 79 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/257
dc.description.abstract This study deals with Christians from the beginning to today in the presence of the temptation to accommodate themselves to the world. It takes as point of support Revelation, chapter 2 and 3. In the first part, the research establishes a parallel between Apocalypse of John and the Jewish apocalyptic and the prophetic movement that preceded the apocalyptic movement in Israel. Although the letters written to the churches of Asia Minor, according to The Rev. 2-3, due to the optimism shown with respect to the present history, they are marked by a symbolic language associated with a crisis, since the context of these churches, at the end of the first century, is marked by conflict with the Roman Empire and Judaism. Thus, in the second part, the research shows that the pressure on the populations dominated by the Roman Empire was very strong, and the temptation to adapt them to the imperial system was too great. The Gnostic movement was in favour of the Empire, whose theories penetrated the churches with the support of leaders and members of their communities. In addressing the then seven Churches of Asia Minor, the author of Revelation 2-3 intended to arouse interest the communities to a "threat" that was not only external but also internal, namely the penetration of the Gnostic heresy, which favored adaptation of Christianity to the environment of the Roman Empire. In the third part, we found that the temptation to adapt to the world is still very present today. It's still very current, so the message contained in the letters addressed to the communities of Asia Minor, whose first purpose awaken Christians of their accommodation and their commitment to the present order. For today Christians, "seduced" by the current culture and so well adapted to society, they no longer perceive the contradictions in them, the appeal is to come back to Jesus Christ and "resume the conduct of old" (cf. Rev. 2,5), which means often put in the "opposite" of history, to witness, within a Christian community, that another world is possible. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Literatura Apocalíptica por
dc.subject Comunidades cristãs por
dc.subject Gnosticismo por
dc.subject Acomodação ao mundo por
dc.subject Conversão por
dc.subject LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA por
dc.subject Apocalyptic Literature eng
dc.subject Christian communities eng
dc.subject Gnosticism eng
dc.subject Accommodation to the world eng
dc.subject Conversion eng
dc.title Os cristãos, de ontem e de hoje, ante a tentação de se acomodarem ao mundo: uma abordagem a partir de Ap 2-3 por
dc.type Dissertação por
dc.description.resumo Este estudo trata sobre os cristãos, de ontem e de hoje, ante a tentação de se acomodarem ao mundo. Ele toma como ponto de apoio o Ap 2-3. Na primeira parte, a pesquisa estabelece um paralelo entre o Apocalipse de São João, a Apocalíptica judaica e o movimento profético que precedeu o movimento apocalíptico, em Israel. Embora aproximem-se mais da literatura profética, devido ao otimismo demonstrado com relação à história presente, as cartas dirigidas às Igrejas da Ásia Menor, segundo Ap 2-3, são marcadas por uma linguagem simbólica associada a momentos de crise, uma vez que o contexto dessas Igrejas, no final do primeiro século, é marcado pelo conflito com o Império Romano e com o Judaísmo. Assim, na segunda parte, a pesquisa nos mostra que a pressão exercida sobre as populações dominadas pelo Império Romano era muito forte, e a tentação de adaptar-se ao sistema imperial era muito grande. Jogava a favor do Império o movimento gnóstico, cujas teorias penetravam nas Igrejas com o apoio de lideranças e de membros das próprias comunidades cristãs. Ao dirigir-se então às sete Igrejas da Ásia Menor, o autor de Ap 2-3 pretende despertar as comunidades para uma ameaça que não era só externa, mas também interna, a saber: a penetração da heresia gnóstica, que favorecia a adaptação do cristianismo ao ambiente do Império Romano. Na terceira parte, constatamos que essa tentação de adaptar-se ao mundo continua muito presente em nossos dias. Continua muito atual, portanto, a mensagem contida nas cartas dirigidas às comunidades da Ásia Menor, que têm como primeira finalidade despertar os cristãos de sua acomodação e de seus compromissos com a ordem presente. Aos cristãos de hoje, seduzidos pela cultura atual e tão bem adaptados à sociedade, que já não percebem as contradições presentes nelas, o apelo é para que voltem a Jesus Cristo e retomem a conduta de outrora (cf. Ap 2,5), o que significa, muitas vezes, colocar-se na contramão da história, para testemunhar, no seio de uma comunidade cristã, que um outro mundo é possível. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0336985915256655 por
dc.contributor.advisor1 Dreher, Carlos Arthur
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0756558505345369 por


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