dc.creator |
Karam, Joana Haar |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-25T15:44:18Z |
|
dc.date.available |
2011-10-28 |
|
dc.date.available |
2016-07-25T15:44:18Z |
|
dc.date.issued |
2011-06-30 |
|
dc.identifier.citation |
KARAM, Joana Haar. Música e saúde na escola. 2011. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/252 |
|
dc.description.abstract |
The purpose of this work is to present the possibilities that the music offers to promote health and balance of social relations in a school environment. The research begins with the concepts` definition of music and music therapy, pointing their applications. Next, the difficulties faced by the school in the XXI century are discussed, then the contributions of music and music therapy, in order to change this scenario, are presented, showing the balance and stimulus of spirituality through the music. Finally, supported by the new legislation, that makes compulsory teaching of music at all levels of basic education, this is a new curricular propose that includes knowledge and skills development, aiming the full e continuing training of the students. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Música |
por |
dc.subject |
Musicoterapia |
por |
dc.subject |
Educação |
por |
dc.subject |
Saúde e Espiritualidade |
por |
dc.subject |
Music |
eng |
dc.subject |
Music therapy |
eng |
dc.subject |
Education |
eng |
dc.subject |
Health and spirituality |
eng |
dc.subject |
EDUCAÇÃO |
por |
dc.title |
Música e saúde na escola |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho é apresentar as possibilidades que a música oferece para promover a saúde e o equilíbrio das relações sociais no ambiente escolar. A pesquisa inicia com a conceituação de música e de musicoterapia, bem como indicando suas aplicações. A seguir, as dificuldades enfrentadas pela escola no século XXI são abordadas, para em seguida serem apresentadas contribuições da música e da musicoterapia, que podem modificar esse cenário, trazendo o equilíbrio e estímulo da espiritualidade através do fazer musical. Por fim, a partir da nova legislação, que torna obrigatório o ensino de música em todos os níveis da educação básica, está uma proposta curricular que inclui aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, visando a formação integral e continuada dos estudantes. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0349547512121749 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Adam, Júlio Cézar |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 |
por |