Faculdades EST Repository

Literatura e compreensão de textos: as dimensões do cotidiano escolar

Show simple item record

dc.creator Silva, Jandaíra Fernandes da
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:44:11Z
dc.date.available 2011-10-11
dc.date.available 2016-07-25T15:44:11Z
dc.date.issued 2011-07-12
dc.identifier.citation SILVA, Jandaíra Fernandes da. Literatura e compreensão de textos: as dimensões do cotidiano escolar. 2011. 54 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/249
dc.description.abstract This dissertation aims to understand why the young do not like reading classical literature and elaborates an approach on the importance of reading for the liberation of human beings. In this way, the author brings back memories of the journey of learning of reading and experience reports as educator. This text was built guided by authors who write about the respective topic. It sought to delineate the peculiarities about some books and teaching practices of the author and colleagues in a funny way, as well as some impressions of students in relation to the proposals of readings. The research methodology was the use of private records collected from observations and experiences, redeemed by memory during the production of this text. With this study, we hope to contribute to the reflections that involve the reading of the literary text, specially the classics, toward the advancing of the process of formation of the literary reader in school. However, it is not intended to present something new with these reflections, but to provoke new perspectives on the issue. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Leitura por
dc.subject Literatura Clássica por
dc.subject Escola por
dc.subject Professor por
dc.subject Aluno por
dc.subject Reading eng
dc.subject Classics eng
dc.subject School eng
dc.subject Teacher eng
dc.subject Student eng
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFANCIA E JUVENTUDE por
dc.title Literatura e compreensão de textos: as dimensões do cotidiano escolar por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.description.resumo Esta dissertação busca compreender porque o jovem não gosta de ler literatura clássica e faz uma abordagem sobre a importância da leitura para a libertação do ser humano. Para tal, traz memórias da autora do percurso da sua aprendizagem de leitura e de relatos de experiências de educadora. Todo o texto foi construído norteado por autores que discorrem sobre a temática. Buscou-se delinear peculiaridades de forma divertida sobre algumas obras e de práticas pedagógicas da autora e de colegas, bem como algumas recepções de alunos frente a propostas de leituras. A metodologia de pesquisa foi de registros particulares feitos a partir de observações e de vivências, resgatadas pela memória durante a produção dos textos. Com este estudo, espera-se contribuir para as reflexões que abarcam a leitura do texto literário, em particular a literatura clássica, tendo em vista um avanço do processo de formação do leitor literário na escola. Contudo, com as reflexões, não se espera apresentar algo novo. Mas, de novo chamar atenção para novos olhares sobre o tema. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4639452459961076 por
dc.contributor.advisor1 Redin, Euclides
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7949812265735134 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account