Repositório Faculdades EST

Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual

Mostrar registro simples

dc.creator Menezes, Maria Vilma Eça
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:43:12Z
dc.date.available 2011-10-11
dc.date.available 2016-07-25T15:43:12Z
dc.date.issued 2011-08-01
dc.identifier.citation MENEZES, Maria Vilma Eça. Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual. 2011. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/245
dc.description.abstract Considering the rates still expressive of illiteracy and educational exclusion of the overwhelming majority of the Brazilian population, and learning difficulties, this work aims to discuss the importance of contextuality in the understanding and contribution of psychopedagogy to education. The emergence of Brazil as an economic powerhouse on the world stage raises questions about the discrepancy between the socially produced wealth and a considerable number of people excluded from the distribution, in which is included access to education, not to mention that for the radical democratic development is absolutely massive aggregation of people into education processes. For beyond to a functional illiteracy, the psychopedagogy can contribute to the consideration of social interactions and emotional capacity to understand and know the consequent knowing that arises from the democratic relationship between teachers and students. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Psicopedagogia por
dc.subject Escola por
dc.subject Fracasso Escolar por
dc.subject Aprendizagem por
dc.subject Psychopedagogy eng
dc.subject School eng
dc.subject School Failure eng
dc.subject Learning eng
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.title Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por
dc.description.resumo O presente trabalho quer discutir a importância da contextualidade na compreensão e contribuição da Psicopedagogia para a educação, considerando os índices ainda expressivos de analfabetismo e de exclusão educacional da maioria esmagadora da população brasileira, e da dificuldade de aprendizado. A emergência do Brasil como potência econômica no cenário mundial coloca perguntas sobre a discrepância entre as riquezas socialmente produzidas e um número considerável de pessoas excluídas dos processos de distribuição, nos quais está incluído o acesso à educação, sem contar que para o desenvolvimento democrático radical é imprescindível a agregação maciça de pessoas aos processos educacionais. Para além de um analfabetismo funcional, a Psicopedagogia pode contribuir na consideração das interações sociais e afetivas na capacidade de compreender e no consequente saber aprender que advém da relação democrática entre educadores e educandos. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5224568797515556 por
dc.contributor.advisor1 Wondracek, Karin Hellen Kepler
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6308804580424239 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta