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dc.creator | Menezes, Maria Vilma Eça | |
dc.date.accessioned | 2016-07-25T15:43:12Z | |
dc.date.available | 2011-10-11 | |
dc.date.available | 2016-07-25T15:43:12Z | |
dc.date.issued | 2011-08-01 | |
dc.identifier.citation | MENEZES, Maria Vilma Eça. Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual. 2011. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/245 | |
dc.description.abstract | Considering the rates still expressive of illiteracy and educational exclusion of the overwhelming majority of the Brazilian population, and learning difficulties, this work aims to discuss the importance of contextuality in the understanding and contribution of psychopedagogy to education. The emergence of Brazil as an economic powerhouse on the world stage raises questions about the discrepancy between the socially produced wealth and a considerable number of people excluded from the distribution, in which is included access to education, not to mention that for the radical democratic development is absolutely massive aggregation of people into education processes. For beyond to a functional illiteracy, the psychopedagogy can contribute to the consideration of social interactions and emotional capacity to understand and know the consequent knowing that arises from the democratic relationship between teachers and students. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Psicopedagogia | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Fracasso Escolar | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Psychopedagogy | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | School Failure | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | por |
dc.title | Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.referee1 | Brandenburg, Laude Erandi | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho quer discutir a importância da contextualidade na compreensão e contribuição da Psicopedagogia para a educação, considerando os índices ainda expressivos de analfabetismo e de exclusão educacional da maioria esmagadora da população brasileira, e da dificuldade de aprendizado. A emergência do Brasil como potência econômica no cenário mundial coloca perguntas sobre a discrepância entre as riquezas socialmente produzidas e um número considerável de pessoas excluídas dos processos de distribuição, nos quais está incluído o acesso à educação, sem contar que para o desenvolvimento democrático radical é imprescindível a agregação maciça de pessoas aos processos educacionais. Para além de um analfabetismo funcional, a Psicopedagogia pode contribuir na consideração das interações sociais e afetivas na capacidade de compreender e no consequente saber aprender que advém da relação democrática entre educadores e educandos. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5224568797515556 | por |
dc.contributor.advisor1 | Wondracek, Karin Hellen Kepler | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6308804580424239 | por |