dc.creator |
Menezes, Maria Vilma Eça |
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dc.date.accessioned |
2016-07-25T15:43:12Z |
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dc.date.available |
2011-10-11 |
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dc.date.available |
2016-07-25T15:43:12Z |
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dc.date.issued |
2011-08-01 |
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dc.identifier.citation |
MENEZES, Maria Vilma Eça. Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual. 2011. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/245 |
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dc.description.abstract |
Considering the rates still expressive of illiteracy and educational exclusion of the
overwhelming majority of the Brazilian population, and learning difficulties, this work
aims to discuss the importance of contextuality in the understanding and contribution
of psychopedagogy to education. The emergence of Brazil as an economic
powerhouse on the world stage raises questions about the discrepancy between the
socially produced wealth and a considerable number of people excluded from the
distribution, in which is included access to education, not to mention that for the
radical democratic development is absolutely massive aggregation of people into
education processes. For beyond to a functional illiteracy, the psychopedagogy can
contribute to the consideration of social interactions and emotional capacity to
understand and know the consequent knowing that arises from the democratic
relationship between teachers and students. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Psicopedagogia |
por |
dc.subject |
Escola |
por |
dc.subject |
Fracasso Escolar |
por |
dc.subject |
Aprendizagem |
por |
dc.subject |
Psychopedagogy |
eng |
dc.subject |
School |
eng |
dc.subject |
School Failure |
eng |
dc.subject |
Learning |
eng |
dc.subject |
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
por |
dc.title |
Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.referee1 |
Brandenburg, Laude Erandi |
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dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 |
por |
dc.description.resumo |
O presente trabalho quer discutir a importância da contextualidade na compreensão
e contribuição da Psicopedagogia para a educação, considerando os índices ainda
expressivos de analfabetismo e de exclusão educacional da maioria esmagadora da população brasileira, e da dificuldade de aprendizado. A emergência do Brasil como
potência econômica no cenário mundial coloca perguntas sobre a discrepância entre as riquezas socialmente produzidas e um número considerável de pessoas
excluídas dos processos de distribuição, nos quais está incluído o acesso à
educação, sem contar que para o desenvolvimento democrático radical é
imprescindível a agregação maciça de pessoas aos processos educacionais. Para
além de um analfabetismo funcional, a Psicopedagogia pode contribuir na
consideração das interações sociais e afetivas na capacidade de compreender e no
consequente saber aprender que advém da relação democrática entre educadores e
educandos. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5224568797515556 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Wondracek, Karin Hellen Kepler |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6308804580424239 |
por |