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Edificando comunidades: a educação musical a serviço do reino de Deus

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dc.creator Gauger, Ernâni Luís
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:30:05Z
dc.date.available 2011-05-20
dc.date.available 2016-06-17T20:30:05Z
dc.date.issued 2011-03-15
dc.identifier.citation GAUGER, Ernâni Luís. Edificando comunidades: a educação musical a serviço do reino de Deus. 2011. 79 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/219
dc.description.abstract This work studies the Musical Education of children and young people as part of integration and engagement of them in community life and also as promoter of community edification. It is characterized as a study case from a qualitative descriptive study. From the reality of a communitarian Music Education, interviews were conducted with people involved in the project, in other words, some students, the teacher, the workers, presbyters and students relatives. The data collected were analyzed in order to identify the contributions to Musical Education in the community edification. To support and document the analysis the theoretical background was inquired, through bibliographic research, referring to the works of some theorists in the Education and Theology areas. The first chapter talks about the presence of Music in the Bible and makes a brief recovery of the historicity of Musical Education in the world, in Brazil, in the Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil, in the northwest region of Rio Grande do Sul state and in the community where the project was carried out. The second chapter presents some concepts of the expression: edify communities and then proceeds to analyze the results of the field research, comparing the statements of the interviewers with the consulted bibliography. The third chapter reveals some practical conclusions for the work of Music Education, because of its musical, personal and communitarian dimension. Finally, some actions for the organization and implementation of Music Education projects in IECLB communities and other religious denominations are suggested. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Edificação de comunidades por
dc.subject Educação Musical por
dc.subject Formação por
dc.subject Infância e juventude por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Congregational edification eng
dc.subject Musical Education eng
dc.subject Training eng
dc.subject Childhood eng
dc.subject Youth eng
dc.title Edificando comunidades: a educação musical a serviço do reino de Deus por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.advisor-co1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.description.resumo Este trabalho estuda a Educação Musical de crianças e jovens enquanto elemento de integração e engajamento dos mesmos na vida comunitária e, também, enquanto promotora da edificação da comunidade. Caracteriza-se como um estudo de caso a partir de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. A partir da realidade de um projeto de Educação Musical comunitário, foram realizadas entrevistas com pessoas envolvidas no processo, ou seja, alguns estudantes, a professora, os obreiros, presbíteros e familiares dos estudantes. Os dados coletados foram analisados no intuito de identificar as contribuições da Educação Musical na edificação da comunidade. Para subsidiar e fundamentar a análise, buscou-se o embasamento teórico, mediante pesquisa bibliográfica, consultando obras de alguns teóricos na área da Educação e da Teologia. O primeiro capítulo fala sobre a presença da Música na Bíblia e faz um breve resgate da historicidade da Educação Musical no mundo, no Brasil, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, no noroeste do estado do Rio Grande do Sul e na comunidade onde o projeto foi realizado. O segundo capítulo apresenta alguns aspectos conceituais da expressão: edificar comunidades e, em seguida, passa a analisar os resultados da pesquisa de campo, confrontando as declarações dos entrevistados com a bibliografia consultada. O terceiro capítulo revela algumas conclusões práticas para o trabalho de Educação Musical, haja vista sua dimensão musical, pessoal e comunitária. Por fim, sugerem- se algumas ações para a organização e a realização de projetos de Educação Musical em comunidades da IECLB e de outras denominações religiosas. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1755978689284090 por
dc.contributor.advisor1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 por


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