Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator | Pereira, Antônio Nunes | |
dc.date.accessioned | 2016-06-17T20:30:04Z | |
dc.date.available | 2011-05-27 | |
dc.date.available | 2016-06-17T20:30:04Z | |
dc.date.issued | 2011-02-21 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Antônio Nunes. Modelo de gestão e visão ética do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Iguatu à luz das escolas de pensamento estratégico. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/217 | |
dc.description.abstract | This research work aimed at detecting the specific administration model and the ethical vision of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the state of Ceará Campus Iguatu, adopted for the period from 2009 to 2013, from the perspective of the schools of strategic thought. To this end, after the bibliographical study and the construction of the theoretical chapters, a description of the Institutional Development Plan (PDI, in Portuguese) of the said institution follows, as well as a documental analysis of that PDI for the mentioned period, on the basis of the main characteristics of the schools of strategic thought that were present in the PDI, in order to identify the underlying administration model. As a next step, from the perspective of corporate ethics, with emphasis in corporate social responsibility, it was sought to verify the ethical vision of the administration of the IFCE Campus Iguatu for the period already mentioned. Furthermore, a confrontation between the historical panorama of the administration in the public school and the characteristics of the strategic school with which the administration of the institution had similarities was undertaken in order to better understand the dynamics of that administration. Finally, it was possible to end that the administration of the IFCE Campus Iguatu is characterized as an administration of strategic planning (second of the schools of strategic thought approached in this work) and that the ethical vision of that administration follows the precepts of the ethics of corporate social responsibility. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Modelo de gestão | por |
dc.subject | Escolas de pensamento estratégico | por |
dc.subject | Plano de Desenvolvimento Institucional | por |
dc.subject | Visão ética | por |
dc.subject | Dinâmica de gestão | por |
dc.subject | ÉTICA E GESTÃO | por |
dc.subject | Administration model | eng |
dc.subject | Schools of strategic thought | eng |
dc.subject | Plan of Institutional Development | eng |
dc.subject | Ethical vision | eng |
dc.subject | Administration dynamics | eng |
dc.title | Modelo de gestão e visão ética do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Iguatu à luz das escolas de pensamento estratégico | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Streck, Gisela Isolde Waechter | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho de pesquisa, buscou-se detectar o modelo de gestão e a visão ética do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Iguatu, adotados para o período de 2009 a 2013, sob a ótica das escolas de pensamento estratégico. Para tanto, após o estudo bibliográfico e a construção dos capítulos teóricos, efetuou-se uma descrição do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) dessa instituição, assim como, uma análise documental desse PDI para o período citado, tomando-se como base as características principais das escolas de pensamento estratégico que estavam presentes no PDI para a constatação do modelo de gestão. Em seguida, tomando-se por base a ética corporativa, com ênfase na responsabilidade social corporativa, buscou-se constatar a visão ética da gestão do IFCE Campus Iguatu para o período já mencionado e realizou-se, também, uma confrontação entre o panorama histórico da gestão na escola pública e as características da escola estratégica com a qual a gestão da instituição teve semelhanças para se entender melhor a dinâmica dessa gestão. Por fim, foi possível concluir que a gestão do IFCE Campus Iguatu caracteriza-se como uma gestão de planejamento estratégico (a segunda das escolas de pensamento estratégico abordadas neste trabalho) e que a visão ética dessa gestão segue os preceitos da ética de responsabilidade social corporativa. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8585367704206810 | por |
dc.contributor.advisor1 | Sinner, Rudolf Von | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5391368668845628 | por |