Repositório Faculdades EST

Percepção e desafios do educador frente às mídias: um estudo de caso na Escola Estadual Heitor Villa Lobos: Salvador/BA

Mostrar registro simples

dc.creator Araújo, Luzia Barbosa
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:30:01Z
dc.date.available 2011-06-03
dc.date.available 2016-06-17T20:30:01Z
dc.date.issued 2011-02-24
dc.identifier.citation ARAÚJO, Luzia Barbosa. Percepção e desafios do educador frente às mídias: um estudo de caso na Escola Estadual Heitor Villa Lobos: Salvador/BA. 2011. 77 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/213
dc.description.abstract The present work relates to a search, case study carried out at the high school Heitor Villa Lobos, located at Rua Theodulo Albuquerque Cabula VI, Salvador-BA. The referred school is within Quilombos remaining area which privileges us with educational issues. The objective of this work is to verify the perception of teachers through new medias, identify the available resources at the school and the use periodicity of same and a prompt report of participant observation. The modern world brings with itself the need of constant updates in the manners of learning and teaching. The new medias are examples of how fast changes have been occurring in the contemporaneous era, bringing dozens of benefits to the educational area, as well as demanding from the teacher development of skills for use of new and available information and communications resources. This work aimed to understand the influence of new technologies as source of resources for the teaching-learning process. Among other aspects, the results of search indicate that educators are still reluctant to the new educational methods, being lack of knowledge and unavailability of new medias at schools the main factors for these professionals do not fit the new model of teaching-learning process. It was verified that the majority of teachers have more than 10 years of formation and were not prepared for this new society of technology. By the results presented, we noticed that among the available medias utilized at schools, Computer, internet, CD-Rom, DVD, Pen-drives, TV-pendrive are featured, being internet the technology in feature on what relates to the importance and utilization for searches and development pedagogic practices. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Educação por
dc.subject Cibercultura por
dc.subject Novas Tecnologias por
dc.subject ÉTICA E GESTÃO por
dc.subject Education eng
dc.subject Ciber-culture eng
dc.subject Medias eng
dc.subject New Technologies eng
dc.title Percepção e desafios do educador frente às mídias: um estudo de caso na Escola Estadual Heitor Villa Lobos: Salvador/BA por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.advisor-co1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.description.resumo O presente trabalho trata de uma pesquisa, estudo de caso, realizada na Escola Estadual Heitor Villa Lobos, localizada na rua Theodulo Albuquerque Cabula VI, Salvador-BA. A referida escola situa-se numa área remanescente de quilombos o que nos privilegia em termos educacionais. O objetivo do trabalho foi verificar a percepção dos professores frente às novas mídias, identificar quais os recursos disponíveis na escola e qual a periodicidade de uso dos mesmos, além de um breve relato a partir de observação participante. O mundo moderno traz consigo a necessidade de atualização constante nas formas de aprender e ensinar. As novas mídias são exemplos de como as transformações na era contemporânea têm acontecido cada vez mais velozes, trazendo inúmeros benefícios ao campo educacional, bem como exigindo do docente o desenvolvimento de novas habilidades para o uso dos novos recursos de informação/comunicação disponíveis. Assim, este trabalho buscou entender a influência das novas tecnologias como fonte de recursos para o processo de ensino-aprendizagem. Entre outros aspectos, os resultados da pesquisa apontam que os educadores ainda são resistentes aos novos modelos educacionais, sendo a falta de conhecimento e indisponibilidade das novas mídias nas escolas os principais fatores para que estes profissionais não se enquadrem no novo modelo do processo de ensino-aprendizagem. Foi verificado que a maioria dos professores têm mais de 10 anos de formação e não foram preparados para esta nova sociedade da tecnologia. Pelos resultados apresentados observamos que dentre a mídias disponíveis e utilizadas na escola, destacam-se: Computador, internet, CD-Rom, DVD, Pen-drives, TV-pendrive e som, sendo a internet a tecnologia que ocupa maior destaque em termos de importância e utilização para pesquisas e desenvolvimento das práticas pedagógicas. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3932085275496056 por
dc.contributor.advisor1 Redin, Euclides
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7949812265735134 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta