dc.creator |
Teixeira, Talita Bender |
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dc.date.accessioned |
2016-06-17T20:29:53Z |
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dc.date.available |
2011-04-07 |
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dc.date.available |
2016-06-17T20:29:53Z |
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dc.date.issued |
2011-02-23 |
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dc.identifier.citation |
TEIXEIRA, Talita Bender. Jornadas alternativas: o ensino religiosos e o movimento Nova Era. 2011. 194 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/200 |
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dc.description.abstract |
The present study consists in an analysis about New Age movement and Religious Education, optional subjects at Brazilian public schools. The
intersection Between these two themes happens in theorical and contextual studies
through the observation of environment religious diversity, religious
phenomenon in which the theme occurs as problematical for the Theology and Religions Sciences researcher. The fundamental issue I try to understand
whether it is possible to include the New Age theme in the school curriculum or if
this process already takes place in practice, since the New Age comes from personal
constructions based on self reflexivity. |
eng |
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
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dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Ensino religioso |
por |
dc.subject |
Movimento Nova Era |
por |
dc.subject |
Escola pública |
por |
dc.subject |
Docentes |
por |
dc.subject |
Adolescentes alunos |
por |
dc.subject |
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
por |
dc.subject |
Religious education |
eng |
dc.subject |
New Age |
eng |
dc.subject |
Public schools |
eng |
dc.subject |
Teachers |
eng |
dc.subject |
Teenagers |
eng |
dc.title |
Jornadas alternativas: o ensino religiosos e o movimento Nova Era |
por |
dc.type |
Tese |
por |
dc.contributor.referee1 |
Streck, Gisela Isolde Waechter |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 |
por |
dc.contributor.referee2 |
Brandenburg, Laude Erandi |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 |
por |
dc.contributor.referee3 |
Follmann, José Ivo |
|
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2801367846512759 |
por |
dc.contributor.referee4 |
Lopes, José Rogério |
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dc.contributor.referee4Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5121360004451480 |
por |
dc.description.resumo |
O estudo em questão consiste numa análise sobre o movimento Nova
Era e o Ensino Religioso, componente curricular de matrícula facultativa nas
escolas públicas. A intersecção entre os dois temas dá-se de forma teórica e
contextual ao se observar os estudos no entorno da diversidade religiosa, na
qual o fenômeno religioso irrompe como temática problematizadora para o
pesquisador das áreas da Teologia e das Ciências da Religião. Como questão
fundamental, busco compreender se é possível a inserção de temas da Nova
Era no currículo do Ensino Religioso ou se esse processo já se efetua na
prática, uma vez que o fenômeno parte de situações de construção e arranjo
pessoal baseadas numa reflexividade do sujeito. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3520083729053533 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Klein, Remi |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 |
por |