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Jornadas alternativas: o ensino religiosos e o movimento Nova Era

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dc.creator Teixeira, Talita Bender
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:29:53Z
dc.date.available 2011-04-07
dc.date.available 2016-06-17T20:29:53Z
dc.date.issued 2011-02-23
dc.identifier.citation TEIXEIRA, Talita Bender. Jornadas alternativas: o ensino religiosos e o movimento Nova Era. 2011. 194 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/200
dc.description.abstract The present study consists in an analysis about New Age movement and Religious Education, optional subjects at Brazilian public schools. The intersection Between these two themes happens in theorical and contextual studies through the observation of environment religious diversity, religious phenomenon in which the theme occurs as problematical for the Theology and Religions Sciences researcher. The fundamental issue I try to understand whether it is possible to include the New Age theme in the school curriculum or if this process already takes place in practice, since the New Age comes from personal constructions based on self reflexivity. eng
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Ensino religioso por
dc.subject Movimento Nova Era por
dc.subject Escola pública por
dc.subject Docentes por
dc.subject Adolescentes alunos por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Religious education eng
dc.subject New Age eng
dc.subject Public schools eng
dc.subject Teachers eng
dc.subject Teenagers eng
dc.title Jornadas alternativas: o ensino religiosos e o movimento Nova Era por
dc.type Tese por
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 por
dc.contributor.referee2 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por
dc.contributor.referee3 Follmann, José Ivo
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/2801367846512759 por
dc.contributor.referee4 Lopes, José Rogério
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/5121360004451480 por
dc.description.resumo O estudo em questão consiste numa análise sobre o movimento Nova Era e o Ensino Religioso, componente curricular de matrícula facultativa nas escolas públicas. A intersecção entre os dois temas dá-se de forma teórica e contextual ao se observar os estudos no entorno da diversidade religiosa, na qual o fenômeno religioso irrompe como temática problematizadora para o pesquisador das áreas da Teologia e das Ciências da Religião. Como questão fundamental, busco compreender se é possível a inserção de temas da Nova Era no currículo do Ensino Religioso ou se esse processo já se efetua na prática, uma vez que o fenômeno parte de situações de construção e arranjo pessoal baseadas numa reflexividade do sujeito. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3520083729053533 por
dc.contributor.advisor1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por


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