Faculdades EST Repository

Fundamentação da prática pedagógica da educação comunitária em Boa Vista/RR

Show simple item record

dc.creator Machado, Fabio Kornelyws da Silva Gonçalves
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:29:52Z
dc.date.available 2011-03-30
dc.date.available 2016-06-17T20:29:52Z
dc.date.issued 2010-12-11
dc.identifier.citation MACHADO, Fabio Kornelyws da Silva Gonçalves. Fundamentação da prática pedagógica da educação comunitária em Boa Vista/RR. 2010. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/199
dc.description.abstract This dissertation wants to assess the meaning and value of liberating education from the concept of community experience, an experience that is democratic and, therefore, inform a spirit citizen in students. We leave the theoretical contributions of Paulo Freire and Moacir Gadotti. Evaluate the influence of reading that Anísio Teixeira makes the work of John Dewey, and its consequent influence on the construction of democratic education postulated by Freire. Similarly, we will build the text considering the experiences of Anísio Teixeira and Centro Educacional Carneiro Ribeiro: Escola Parque, in Bahia, in 1950; consequently this historical experience, listed the proposal for a project of contemporary community education, a project developed in municipal schools in Boa Vista, Roraima. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Pedagogia Libertadora por
dc.subject Educação Democrática por
dc.subject Escola comunitária por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Liberating pedagogy eng
dc.subject Democratic education eng
dc.subject Community school eng
dc.title Fundamentação da prática pedagógica da educação comunitária em Boa Vista/RR por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.advisor-co1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.description.resumo A presente dissertação quer avaliar o sentido e o valor da educação libertadora a partir da noção da experiência comunitária, uma experiência que seja democrática e, por isso, informe um espírito cidadão nos educandos. Partiremos das contribuições teóricas de Paulo Freire e Moacir Gadotti. Avaliaremos a influência da leitura que faz Anísio Teixeira da obra de John Dewey, e sua consequente influência na construção da educação democrática postulada por Freire. De maneira similar, construiremos o texto considerando as experiências de Anísio Teixeira e o Centro Educacional Carneiro Ribeiro: Escola Parque, na Bahia, em 1950; consequentemente a esta experiência histórica, elencaremos a proposta de um projeto de educação comunitária contemporâneo, um projeto desenvolvido em escolas municipais de Boa Vista, Roraima. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4859249567135565 por
dc.contributor.advisor1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account