dc.creator |
Dannebrock, Ivanor Henrique |
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dc.date.accessioned |
2016-06-17T20:29:51Z |
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dc.date.available |
2011-03-30 |
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dc.date.available |
2016-06-17T20:29:51Z |
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dc.date.issued |
2011-01-11 |
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dc.identifier.citation |
DANNEBROCK, Ivanor Henrique. As relações de poder entre os sujeitos e os discursos na práxis escolar, no campo administrativo-pedagógico, sob o prisma de Michel Foucault. 2011. 169 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/195 |
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dc.description.abstract |
The theme of this thesis approaches the power relations in the school management,
focusing the professionals who work at the management group, through the analysis
of their speeches, their truths, constituted over the cultural formation process each
one was submitted. The Thesis starts with the begin cultural constitution of each
every human being as unique based on the as technologies of self, expression word
used by Michel Foucault. We highlight the sexuality as an element with strong
constitutive characteristics that will affect the life of this human being, in all fields,
whether professional or private life. We analyze various forms and understandings of
what is school management, also focusing on the proposed administrative and
pedagogical management methodology of Sinodal Network of Education. It is
analyzed the pedagogical proposal of a education institution in the metropolitan
region of Porto Alegre, in Rio Grande do Sul, affiliated to the same network teaching.
The theoretical reference is based on Foucault, showing the influence of Nietzsche,
at the analysis and writing of the philosopher in question. The methodology was the
qualitative approach, through a ethnographic case study. With the objective of being
able to overcome the linearity in the method of research, it was used the bricolage as
an available tool in this task. We intend to get at least two points of human
subjectivity among the involved professional in the research process, either through
the questionnaire as the conversation and observation. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Tecnologias de si |
por |
dc.subject |
Análise do discurso |
por |
dc.subject |
Relações de poder |
por |
dc.subject |
Relações de poder saber |
por |
dc.subject |
Verdade |
por |
dc.subject |
Gestão |
por |
dc.subject |
Rede Sinodal de Educação |
por |
dc.subject |
Michel Foucault |
por |
dc.subject |
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
por |
dc.subject |
Technologies of self |
eng |
dc.subject |
Discourse analysis |
eng |
dc.subject |
Power relationships |
eng |
dc.subject |
Knowledge and power relationships |
eng |
dc.subject |
Truth |
eng |
dc.subject |
Management |
eng |
dc.subject |
Rede Sinodal de Educação |
eng |
dc.subject |
Michel Foucault |
eng |
dc.title |
As relações de poder entre os sujeitos e os discursos na práxis escolar, no campo administrativo-pedagógico, sob o prisma de Michel Foucault |
por |
dc.type |
Tese |
por |
dc.contributor.referee1 |
Brandenburg, Laude Erandi |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 |
por |
dc.contributor.referee2 |
Klein, Remi |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 |
por |
dc.contributor.referee3 |
Pauly, Evaldo Luis |
|
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7187415721002122 |
por |
dc.contributor.referee4 |
Colling, Ana Maria |
|
dc.contributor.referee4Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6884563498366073 |
por |
dc.description.resumo |
A temática desta tese aborda as relações de poder na gestão escolar,
enfocando os profissionais que atuam na Equipe Diretiva e os professores, através
da análise de seus discursos, de suas verdades constituídas ao longo do processo
de formação cultural ao qual cada um foi submetido. Inicia-se a tese pela
constituição cultural de cada ser humano enquanto ser unívoco, com base nas
tecnologias de si, expressão utilizada pelo filósofo Michel Foucault. Destacamos a
sexualidade como elemento com fortes características constitutivas que interferirão
na vida deste, em todos os campos, quer seja na vida particular tanto quanto em sua
vida profissional. São apresentadas várias formas e entendimentos do que é gestão
escolar, enfocando também a proposta metodológica de gestão administrativo -
pedagógica da Rede Sinodal de Educação. É analisada a proposta pedagógica de
uma instituição de ensino da região metropolitana da Grande Porto Alegre, no
estado do RS, afiliada à mesma rede de ensino. O referencial teórico gravita em
torno do pensamento foucaultiano, mostrando a influência nietzschiana nas análises
e escritos do filósofo em questão. Sendo que a metodologia utilizada foi a
abordagem qualitativa, através de um estudo de caso de cunho etnográfico. Com o
objetivo de se conseguir transpor a linearidade no método de pesquisa, utilizou-se a
bricolagem como ferramenta disponível para realizar a tarefa , na tentativa de
alcançar ao menos alguns pontos da subjetividade humana, dentre os envolvidos no
processo de pesquisa, tanto através do questionário, como da conversação e da
observação. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4928286588796381 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Streck, Gisela Isolde Waechter |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 |
por |