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Afetividade e escola : uma relação em construção

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dc.creator Oliveira, Maristela Fatima dos Santos
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:29:50Z
dc.date.available 2011-03-29
dc.date.available 2016-06-17T20:29:50Z
dc.date.issued 2011-01-03
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Maristela Fatima dos Santos. Afetividade e escola : uma relação em construção. 2011. 57 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/193
dc.description.abstract This thesis aims to show the importance to be given to the affective aspect in the teaching and learning. Whereas each person's stage of development, it is understood that each child is different cognitively and affectively. The survey, and the theme, born of the troubles experienced in the school context, through the practices and actions articulated in everyday life. In the first chapter, the subject is the emotion and learning, definitions, concepts and challenges encountered in school, the teacher- student, student-student and affection in the classroom. In the second chapter, it is the affection and teaching practice through studies and research on education practices in different schools: traditional, new school and the technicalities, the educator's role as mediator and the challenge to establish emotional bonds with their students. The classroom is a space for inclusion of people with different values and ways of life, symbolizing the cultural diversity, is important for the teacher know how to express affection by students, through their teaching, since, teaching is work and relate to humans, which suggests a teacher carrying emotional balance, which guarantees peaceful coexistence with the diversity in living classroom. Every action must be related to educational goals proposed by the teacher, the student and school, this relationship will depend on the success or failure of the teaching and learning, which can generate truancy, or in other words, exclusion. The third chapter, the subject addressed emphasizes the affective school, the school that everyone dreams. One school whose environment provides a cheerful space, space of knowledge, of solidarity and affection. It's in the school space, in which the coexistence, cooperation and exchange of feelings makes us more human. This is the school working together in partnerships and dialogue. A school committed to education, with a shared education, solidary, in which there is no room for exclusion. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Afetividade por
dc.subject Práticas Pedagógicas por
dc.subject Parceria por
dc.subject Inclusão por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Affectivity eng
dc.subject Pedagogical Practices eng
dc.subject Partnerships eng
dc.subject Inclusion eng
dc.title Afetividade e escola : uma relação em construção por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.advisor-co1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.description.resumo A presente dissertação tem como objetivo apresentar a importância que se deve dar ao aspecto afetivo no processo de ensino e aprendizagem. Considerando cada fase de desenvolvimento da pessoa, compreende-se que cada criança seja diferente cognitiva e afetivamente. A pesquisa e o tema nasceram das inquietações vivenciadas no contexto escolar, através das práticas e ações articuladas no dia a dia. No primeiro capítulo, o tema abordado é a afetividade e a aprendizagem, definições, conceitos e os desafios encontrados na escola, a relação professor- aluno, aluno-aluno e a afetividade na sala de aula. No segundo capítulo, trata-se da afetividade e da prática pedagógica por meio de estudos e pesquisas das diversas práticas pedagógicas nas diferentes escolas: na tradicional, na escola nova e na tecnicista; o papel do educador como mediador e o desafio em estabelecer vínculos afetivos com o seu aluno. A sala de aula é um espaço de inclusão, de pessoas com diferentes valores e formas de viver, simbolizando as diferenças culturais na diversidade, é importante o professor saber expressar afetividade pelos alunos, através da sua prática pedagógica, já que ensinar é trabalhar e se relacionar com seres humanos, o que sugere um professor portador de equilíbrio emocional, que lhe assegure convivência tranquila com a diversidade existente na sala de aula. Toda ação pedagógica deve estar relacionada com os objetivos propostos pelo professor, pelo aluno e pela escola, pois desta relação vai depender o sucesso ou o fracasso do processo de ensino e aprendizagem, podendo gerar a evasão escolar ou, em outras palavras, a exclusão. No terceiro capítulo, o tema abordado enfatiza a escola afetiva, a escola com que todos sonham. Aquela cujo ambiente escolar proporciona um espaço alegre, espaço de conhecimento, de solidariedade e de afeto. É no espaço escolar, em que a convivência, a cooperação e a troca de afetos nos torna mais humanos. Esta é a escola que trabalha em conjunto, em parcerias e em diálogo. Uma escola comprometida com a educação, com uma educação compartilhada, solidária, na qual não há espaço para a exclusão. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2633397147754962 por
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por


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