Faculdades EST Repository

A interdisciplinaridade: uma proposta de humanização no processo do apreender do indivíduo. Por uma educabilidade do ser: o desafio do currículo globalizante

Show simple item record

dc.creator Conceição, Valdenilda Lopes França da
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:29:45Z
dc.date.available 2011-01-28
dc.date.available 2016-06-17T20:29:45Z
dc.date.issued 2010-05-17
dc.identifier.citation CONCEIÇÃO, Valdenilda Lopes França da. A interdisciplinaridade: uma proposta de humanização no processo do apreender do indivíduo. Por uma educabilidade do ser: o desafio do currículo globalizante. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/184
dc.description.abstract This research is the result of a study that attempts to clarify the way in which the interdisciplinarity can contribute to a new epistemological and methodological vision within the curricular transformation, in favor of an integral education of the being. The title is: The interdisciplinarity: a proposal of humanization in the learning process of the individual: towards an educability of the being, the challenge of the globalizing curriculum. It was accomplished through a methodology based on exploratory bibliographical research and studies of documents. It sought support in theoretical references in the area of the curriculum, interdisciplinarity and projects, and the basis of interlocution and dialog were found in the following authors: Fazenda, Japiassu, Morin, Lück, Freire, Gadotti, Boaventura, Torres and Hernandez, among others. The objective is to emphasize the relevance of the interdisciplinarity as a movement to overcome the fragmentation of knowledge and to elucidate how it can contribute to a new epistemological and methodological vision towards the transformation of the curriculum in favor of a meaningful learning in the educability of the being. It provides a discussion centered in the Cartesian thought: paradigm of modernity and its influence on the traditional liberal educational trend which has guided the modern thought. It analyses the evolution of the movement of rupture with the Cartesian model and the interdisciplinary renovation as a movement to renew knowledge. It discusses the interdisciplinarity and the globalizing curriculum, its presupposed goals, impacts, values, characteristics, variations and challenges in post-modern education which need to be learned and operationalized in the context of complexity. It addresses the new knowledge which emerges in the post-modern context, pointing to the practice of educational projects as a mechanism to overcome the fragmented knowledge in order to form the integral being. The results show that the interdisciplinary tendency in education dawns as a reality in the overcoming of the historical fragmentation of knowledge and allows us to conclude that both the didactics and the curriculum, in an interdisciplinary perspective, can greatly contribute to the occurrence of new thoughts and actions of those who still believe in a new education, which is transforming and committed to life. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Interdisciplinaridade por
dc.subject Aprendizagem por
dc.subject Currículo por
dc.subject Conhecimento por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Interdisciplinarity eng
dc.subject Learning eng
dc.subject Curriculum eng
dc.subject Knowledge eng
dc.title A interdisciplinaridade: uma proposta de humanização no processo do apreender do indivíduo. Por uma educabilidade do ser: o desafio do currículo globalizante por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.advisor-co1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.description.resumo O presente trabalho dissertativo é o resultado de uma pesquisa na tentativa de elucidar de que forma a interdisciplinaridade poderá contribuir para uma nova visão epistemológica e metodológica na transformação curricular, em prol de uma educação integral do ser. Tem como título: A interdisciplinaridade: uma proposta de humanização no processo do apreender do indivíduo: por uma educabilidade do ser, o desafio do currículo globalizante. Foi efetivado utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica exploratória e o estudo documental. Apoiou-se em referenciais teóricos na área do currículo e interdisciplinaridade e projetos, tendo como base de interlocução e diálogo autores como: Fazenda, Japiassu, Morin, Lück, Freire, Gadotti, Boaventura, Torres e Hernandez, dentre outros, com o objetivo de enfatizar a relevância da interdisciplinaridade como um movimento de superação da fragmentação do conhecimento e elucidar de que forma esta poderá contribuir para uma nova visão epistemológica e metodológica na transformação curricular, em prol de uma aprendizagem significativa para educabilidade do ser. Proporciona como foco de discussão o pensamento cartesiano: paradigma da modernidade e sua influência para a tendência pedagógica liberal tradicional, que norteou o pensamento moderno. Analisa a evolução do movimento de ruptura com o modelo cartesiano e a renovação interdisciplinar como um movimento de renovação do conhecimento. Discorre sobre a interdisciplinaridade e o currículo globalizante, seus pressupostos objetivos, impactos, valores, características, variações e desafios na educação pós- moderna a serem aprendidos e operacionalizados no contexto da complexidade. Aborda sobre os novos saberes que emergem frente aos desafios no contexto pós- moderno, apontando a prática de projetos educacionais, como um mecanismo de superação do conhecimento fragmentado para a formação integral do ser. Os resultados mostram que a tendência interdisciplinar na educação desponta como uma realidade na superação da fragmentação histórica do conhecimento e permite concluir que tanto a didática quanto o currículo, numa perspectiva interdisciplinar, poderão contribuir sobremaneira para um novo pensar e agir, por parte daqueles que ainda acreditam nos novos caminhos de uma educação transformadora e comprometida com a vida. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2579054980888904 por
dc.contributor.advisor1 Ströher, Marga Janete
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9377539583841202 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account