Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator | Vieira, Elisangela Gama Mamedio | |
dc.date.accessioned | 2016-06-17T20:29:44Z | |
dc.date.available | 2011-01-28 | |
dc.date.available | 2016-06-17T20:29:44Z | |
dc.date.issued | 2010-12-25 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Elisangela Gama Mamedio. O projeto pedagógico e a autonomia da escola. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/181 | |
dc.description.abstract | This work deals with the School Management with emphasis on participatory planning, based on the search for appropriate understanding about the Pedagogical Project (PP), to encourage the autonomy and pedagogical development of the school. Therefore the search arises this need for a deepening theoretical on design, purpose and benefits of PP, as well as the importance of their preparation with the participation of all the school community. Thinking have a result exitoso this research the theoretical focus is in the area, but especially Paulo Freire, seeking authors reference point to the question of the construction and use of pp a strong tool for ensuring the autonomy and monitoring of procedural planning the medium and long term of the school, whereas the premise of a planning with the participation the school community. This work will also be based on documents proposed by the MEC, as the Law of Directives and National Education Bases LDB, No 9394/96, in addition to the documents underlying the propositions of the Council for Education. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão Escolar | por |
dc.subject | Gestão Democrática | por |
dc.subject | Projeto Pedagógico | por |
dc.subject | Autonomia Escolar | por |
dc.subject | Processo Participativo | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | por |
dc.subject | School Management | eng |
dc.subject | Democratic Management | eng |
dc.subject | Pedagogical process | eng |
dc.subject | School autonomy | eng |
dc.subject | Participatory project | eng |
dc.title | O projeto pedagógico e a autonomia da escola | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Klein, Remi | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 | por |
dc.description.resumo | O trabalho aborda a Gestão Escolar, com ênfase no planejamento participativo, tendo por base a busca pelo adequado entendimento sobre o Projeto Pedagógico (PP), no sentido de favorecer a autonomia e desenvolvimento pedagógico da escola. Portanto, a pesquisa surge dessa necessidade de realizar um aprofundamento teórico sobre concepção, finalidade e benefícios do PP, bem como a importância de sua elaboração com a participação de toda a comunidade escolar. Pensando em ter um resultado exitoso com esta pesquisa, o enfoque está em teóricos da área, mas especialmente em Paulo Freire, buscando referência de autores que apontam a questão da construção e utilização do PP como forte ferramenta para assegurar a autonomia e acompanhamento processual do planejamento a médio e longo prazo da escola, considerando a premissa de um planejamento com a participação da comunidade escolar. Este trabalho também estará embasado em documentos propostos pelo MEC, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN, n. 9394/96, além dos documentos que fundamentam as proposições do Conselho Estadual de Educação. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4174120295444067 | por |
dc.contributor.advisor1 | Wachs, Manfredo Carlos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8679182448370232 | por |