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O processo histórico da educação infantil: um olhar reflexivo a partir da realidade de Capivari do Sul

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dc.creator Silva, Maria Cristina Dias de Souza
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:29:39Z
dc.date.available 2010-10-29
dc.date.available 2016-06-17T20:29:39Z
dc.date.issued 2010-07-02
dc.identifier.citation SILVA, Maria Cristina Dias de Souza. O processo histórico da educação infantil: um olhar reflexivo a partir da realidade de Capivari do Sul. 2010. 63 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/172
dc.description.abstract This Professional Master s Degree research, titled The historical process of infant education: a reflective view from the reality of Capivari do Sul, aims at describing the child s reality from Middle Age onwards and researching the history of infant education in Brazil along the nineteenth and twentieth century. In order to do so, we laid emphasis on the socio-economical events which were happening in the world and tried to point out where Brazil was in this context, so that we could better comprehend how and why the day care centers and kindergartens arose in Brazil. We sought to dialogue with authors who have been reflecting and discussing about the history of children, infancy, family, education and infant education. We pointed out some considerations about infant education, such as the increase of discussions concerning the theme of infant education that was stronger in the middle of the twentieth century; besides this, we referred to the changes that occurred in the family and the repercussion of it in the relationship with the educational institution. We also found the increase of institutions that provide infant education to children aged 2-6, caused by the fact that the woman start to work outside home. Even in Capivari do Sul, which is a small county, we verified that the cited changes are also part of its social context with greater or lesser intensity. The demands of post-modernity are latent both in the big cities and in the countryside counties. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Criança por
dc.subject Infância por
dc.subject Família por
dc.subject Educação por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Child eng
dc.subject Infancy eng
dc.subject Family eng
dc.subject Education eng
dc.title O processo histórico da educação infantil: um olhar reflexivo a partir da realidade de Capivari do Sul por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.advisor-co1 Redin, Euclides
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7949812265735134 por
dc.description.resumo O presente trabalho do Mestrado Profissional em Teologia, intitulado O processo histórico da Educação Infantil: um olhar reflexivo a partir da realidade de Capivari do Sul, tem por objetivo descrever a realidade da criança desde a Idade Média e pesquisar a história da educação infantil brasileira ao longo dos séculos XIX e XX. Para isto, enfatizamos os acontecimentos socioeconômicos que ocorriam no mundo e procuramos pontuar onde o Brasil se encontrava neste contexto, para então compreendermos melhor como e por que surgiram as creches e os jardins de infância em nosso país. Procuramos dialogar com autores que já vêm refletindo e discutindo sobre a história da criança, da infância, da família, da educação e da educação infantil. Pontuamos algumas considerações sobre a educação infantil, entre elas o aumento das discussões acerca da temática da educação infantil que ocorreu mais fortemente em meados do século XX, além de referirmos as mudanças da família e o reflexo na relação com a instituição escola. Constatamos também o crescimento dos estabelecimentos destinados à educação de crianças com a faixa etária de 2 a 6 anos, a partir da saída da mulher para o trabalho. Mesmo Capivari do Sul sendo um município pequeno, verificamos que as mudanças citadas também fizeram e fazem parte de seu contexto social com maior ou menor intensidade. As exigências da pós-modernidade estão latentes tanto nas metrópoles quanto nos municípios do interior. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1935040270113066 por
dc.contributor.advisor1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por


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