Repositório Faculdades EST

Ensino superior na IECLB: uma primeira história

Mostrar registro simples

dc.creator Iung, Silvio
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:31:28Z
dc.date.available 2010-10-01
dc.date.available 2016-07-25T15:31:28Z
dc.date.issued 2010-08-02
dc.identifier.citation IUNG, Silvio. Ensino superior na IECLB: uma primeira história. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/163
dc.description.abstract The subject matter of this dissertation is higher education within IECLB (the Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil). The paper starts out by examining the origin of congregational education in Brazil and its structural organization alongside public education. The formation of the congregational education system is presented, which started with primary schools linked to local church congregations that were set up in response to the difficulties with the lack of schools found by German Lutheran immigrants upon their arrival to Brazil. After setting the context for the emergence of congregational higher education and the tradition of congregational basic education, the paper analyzes the discussions around the creation of colleges and higher education courses within the Synod Riograndense, one of the founding constituents of IECLB. Special emphasis is given to the unsuccessful attempt to offer courses at the time when many other Brazilian institutions working with higher education started their activity. This paper attempts to understand the reasons underlying these difficulties and examines the alternatives adopted. Finally, attention is given to the successful emergence of courses in the 1970s, but which took effect especially at the turn of the 21st century. Our studies reveal that the option not to offer higher education stemmed from a larger context of the church that was then undergoing reorganization. Some internal uncertainty about who would bear the responsibility for offering courses further delayed the process. The paper concludes by indicating alternatives for higher education in IECLB to play a greater role in the context of Brazilian education. The research points out the need for a systematic review of the way colleges and courses are maintained by institutions within IECLB should they want to consolidate their position in Brazil. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Ensino superior comunitário por
dc.subject Educação confessional por
dc.subject IECLB por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Congregational higher education eng
dc.subject Denominational education eng
dc.subject IECLB eng
dc.title Ensino superior na IECLB: uma primeira história por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.advisor-co1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.contributor.advisor-co2 Streck, Danilo Romeu
dc.contributor.advisor-co2Lattes http://lattes.cnpq.br/2250864123409266 por
dc.description.resumo O tema central desta dissertação é o ensino superior na IECLB. Inicialmente, localizam-se o surgimento do ensino superior comunitário no Brasil e sua estruturação ao lado da oferta do poder público. Apresenta-se a formação do sistema de educação comunitária vinculada à Igreja, com escolas primárias, a partir das dificuldades enfrentadas pelos imigrantes alemães evangélico-luteranos, na sua chegada ao Brasil, com a ausência de escolas. Contextualizado o espaço do surgimento da educação superior comunitária e a tradição do ensino básico de caráter comunitário, abre-se o cenário para resgatar as discussões em torno da criação de faculdades e cursos superiores no âmbito do Sínodo Riograndense, um dos formadores da IECLB. Destaca-se a tentativa infrutífera de oferecer cursos naquele período em que as demais instituições brasileiras que atuam com ensino superior iniciam sua atividade. Este trabalho tenta compreender as causas dessa dificuldade e analisa as alternativas adotadas. Por último, volta-se a atenção para as trajetórias exitosas de surgimento de cursos a partir da década de 1970, mas com resultado especialmente na virada para o século XXI. A pesquisa revelou que a opção por não oferecer ensino superior decorre de todo um contexto de igreja que passava por reorganização. Também certa indefinição interna quanto a quem caberia a responsabilidade de oferecer cursos retarda a oferta desses. O trabalho culmina com o apontamento de alternativas para que o ensino superior na IECLB possa ter maior participação no cenário educacional brasileiro. A pesquisa aponta para uma revisão na sistemática de manter faculdades e cursos em instituições comunitárias da IECLB, para o caso de estas quererem se consolidar no cenário brasileiro. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7329598095838598 por
dc.contributor.advisor1 Wachholz, Wilhelm
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3084707254950329 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta