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Ser nascido na vida: a fenomenologia da vida de Michel Henry e sua contribuição para a clínica

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dc.creator Wondracek, Karin Hellen Kepler
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:30:45Z
dc.date.available 2010-09-14
dc.date.available 2016-07-25T15:30:45Z
dc.date.issued 2010-03-10
dc.identifier.citation WONDRACEK, Karin Hellen Kepler. Ser nascido na vida: a fenomenologia da vida de Michel Henry e sua contribuição para a clínica. 2010. 258 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/158
dc.description.abstract This thesis investigates Michel Henry s contribution to the psychotherapeutic clinical practice. His very original phenomenology of Life deepens questions raised in the dialogue between Freund and Pfister. Part 1: Life, Work and Thinking of Michel Henry. His criticism of the directions of Western thought points to effects of Galilean reductionism on ontological monism, which only considers true what can be represented or seen. This is insufficient to the understanding of the human condition; Henry proposes the dualism of appearance and the inversion of the phenomenological method in order to encompass the phenomenalization of the life that donates itself as affection in immanence. Henry s most important contribution is his pioneering phenomenological investigation of the self-affectional condition of affection. Part II: Henry's journey through Christianity as a phenomenological proposal of access to the truth of Life: Christianity bestows a paradigm to Philosophy, which is still little explored, proposing the understanding of life in the intelligibility of the invisible Logos that generates everything visible. The Human condition is that of Son, born in the absolute Life; his life donated as a Self given in radical passivity. Through the phenomenology of incarnation the notion of pathos is deepened, with consequences for the issues of suffering and anguish. The Human condition is paradoxical in this articulation between visible and invisible truth. Part III: The Henryan reading of Psychoanalysis: Psychoanalysis shelters life amidst the barrenness of Western thought, but is also affected by it, even in its fundamental concepts, especially its approach to affection. As a counterpoint to genealogy as described by Henry, the Jewish rooting of Psychoanalysis is highlighted, which allows him to maintain the paradigm of non-representability and of errancy. With Julia Kristeva we point to the proximity with the affirmations of the Phenomenology of Christianity. In the end, we return to the clinical setting and to the contributions of Phenomenology of Life to the praxis, in the paradigm of the double appearance. eng
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Psicanálise e religião por
dc.subject Fenomenologia por
dc.subject Encarnação por
dc.subject TEOLOGIA E HISTÓRIA por
dc.subject Psychoanalysis and religion eng
dc.subject Phenomenology eng
dc.subject Incarnation eng
dc.title Ser nascido na vida: a fenomenologia da vida de Michel Henry e sua contribuição para a clínica por
dc.type Tese por
dc.contributor.referee1 Hernández, Carlos José
dc.contributor.referee2 Martins, Florinda Leonilde Ferreira
dc.contributor.referee3 Hoch, Lothar Carlos
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/3839198682581414 por
dc.contributor.referee4 Sinner, Rudolf Von
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/5391368668845628 por
dc.description.resumo Esta tese investiga a contribuição de Michel Henry (1922-2002) para a clínica psicoterapêutica. Sua original fenomenologia da Vida aprofunda questões trazidas do diálogo entre Freud e Pfister. Parte I: Vida, obra e pensamento de Michel Henry: Sua crítica aos rumos do pensamento ocidental aponta efeitos da redução galileana que pelo monismo ontológico apenas considera verdadeiro o que é passível de ser representado ou visualizado. Esse é insuficiente para a compreensão da condição humana; Henry propõe o dualismo do aparecer e a inversão do método fenomenológico para abarcar a fenomenalização da vida que se doa como afeto na imanência. Como maior contribuição de Henry está o pioneirismo na investigação fenomenológica da condição autoafetiva do afeto. Parte II: O percurso de Henry pelo cristianismo como proposta fenomenológica de acesso à verdade da Vida: O cristianismo lega à filosofia um paradigma, ainda pouco explorado, de propor a compreensão da vida na inteligibilidade do Logos invisível que gera todo o visível. A condição humana é a de Filho, nascido na Vida absoluta; sua vida doada como um Si dado na passibilidade radical. Pela fenomenologia da encarnação se aprofunda a noção de pathos, com desdobramentos para a questão do sofrimento e da angústia. A condição humana é paradoxal na articulação entre a verdade visível e a invisível. Parte III: A leitura henryana da psicanálise: essa alberga a vida na aridez do pensamento ocidental, mas também sofre seus efeitos, inclusive nos conceitos fundamentais, especialmente na abordagem do afeto. Como contraponto à genealogia apontada por Henry se destaca o enraizamento judaico da psicanálise, que lhe permite manter o paradigma da irrepresentabilidade e da errância. Com Julia Kristeva indicamos a proximidade com as afirmações da fenomenologia do cristianismo. Ao final, volta-se à clínica e às contribuições da fenomenologia da Vida para a prática, no paradigma do duplo aparecer. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6308804580424239 por
dc.contributor.advisor1 Mueller, Enio Ronald
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6361241956155769 por


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