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Educar para a paz: análise de fatores favorecedores de comportamentos pró-sociais na aplicação de um programa psicopedagógico de intervenção com adolescentes

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dc.creator Muñoz, Manuel Alfonso Díaz
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:58:37Z
dc.date.available 2007-04-13
dc.date.available 2016-07-25T15:58:37Z
dc.date.issued 2006-12-18
dc.identifier.citation MUÑOZ, Manuel Alfonso Díaz. Educar para a paz: análise de fatores favorecedores de comportamentos pró-sociais na aplicação de um programa psicopedagógico de intervenção com adolescentes. 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/157
dc.description.abstract The central theme of our dissertation is violence and education regarding the values at school. This theme is discussed based on the bibliography available and an local investigation. This investigation was carried through six months, with adolescents of class BP1 of EMEF Chico Mendes from Bairro Mário Quintana in Porto Alegre. The objective of that research was to investigate the factors that, in a proposal of education for peace , favors the development of pro-social behaviors in the adolescents and prevents violent behavior at school. The text is structured in four different chapters. The first two chapters are related to the theological-psycho-pedagogical foundations of the research. This refers to the contributions of theory from three areas of research, namely: Theology, Social Psychology and Education Development, especially in the line of educational values and education for peace. Therefore, is decided on a model of education based on the ideas of complete education and education for solidarity. The third chapter describes the course and the method used to carry out this research, which is the qualitative one. The adopted technique is the field research with participant attitude. The fourth chapter is based on the analysis and comments of collected data. For that purpose reference was made to the four parameters worked in the program of intervention. This was implemented during six months with the teenagers regarding their pro-social behaviors: self-esteem, expression / comprehension of feelings, cooperation relations and resolution of conflicts. The research showed advancements in the pro-social behavior of the adolescents, indicating possibilities of education for peace in schools. This could be done by means of specific psycho-pedagogical intervention programs, which are easily implemented. eng
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject educação para a paz por
dc.subject violência escolar por
dc.subject adolescência por
dc.subject comportamento pró-social por
dc.subject conflito e diálogo por
dc.subject peace education eng
dc.subject school violence eng
dc.subject Adolescence eng
dc.subject positive social behavior eng
dc.subject conflict and dialog eng
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.title Educar para a paz: análise de fatores favorecedores de comportamentos pró-sociais na aplicação de um programa psicopedagógico de intervenção com adolescentes por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.contributor.referee2 Timm, Edgar Zanini
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2888471424395463 por
dc.description.resumo O tema central da nossa dissertação é a violência e a educação nos valores no contexto escolar. O tema é abordado a partir da bibliografia disponível e da investigação realizada durante seis meses com os adolescentes da turma BP1 da EMEF Chico Mendes do Bairro Mário Quintana, em Porto Alegre, com o objetivo de investigar os fatores que, numa proposta de educação para a paz, favorecem o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais nos adolescentes e evitam comportamentos violentos no contexto escolar. O texto está estruturado em quatro capítulos. Os dois primeiros estão dedicados à fundamentação teológica e psicopedagógica da investigação, referenciada, basicamente, nas contribuições teóricas advindas de três linhas de pesquisa: em teologia, em psicologia social e do desenvolvimento e em pedagogia, especialmente na linha de educação nos valores e educação para a paz. Neste sentido, opta-se por um modelo de educação integral e solidária. O terceiro capítulo da dissertação descreve o percurso e a opção metodológica adotada na investigação, que é qualitativa. A técnica adotada é a pesquisa de campo, a partir de uma atitude participante. Por fim, no quarto capítulo, fazem-se a análise e o comentário dos dados coletados, tomando como referência básica as quatro variáveis trabalhadas no programa de intervenção implementado durante seis meses com os adolescentes sujeitos da investigação e relacionadas todas elas com comportamentos pró-sociais: auto-estima, expressão/compreensão de sentimentos, relações de cooperação e resolução de conflitos. A pesquisa constatou sinais de avanços nos comportamentos pró-sociais dos adolescentes, mostrando a possibilidade de educar para a paz nas escolas através de programas de intervenção psicopedagógica específicos e de fácil implementação. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7897985964030522 por
dc.contributor.advisor1 Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8679182448370232 por


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