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Professor: agente de transformação social ou força motriz do sistema vigente?

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dc.creator Silva, Vera Regina da
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:24:45Z
dc.date.available 2010-08-24
dc.date.available 2016-07-25T15:24:45Z
dc.date.issued 2010-04-04
dc.identifier.citation SILVA, Vera Regina da. Professor: agente de transformação social ou força motriz do sistema vigente?. 2010. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/152
dc.description.abstract Defining and comprehending the act of being a teacher is what motivates this research which approaches different aspects of their own social reversal: their work environment; their professional value; their teaching competence; their socio-political and pedagogical involvement; their physical and mental welfare and, consequently, their self-esteem and personal accomplishment. Based on this direct observation, as a manager of a public school for nine years, we refer to a group of teachers who work with Elementary Education at this same school, confronting the hypotheses we had with a substantial bibliographic theory from diverse authors. The most important finding was the interference of gender among male and female teachers that is clearly present in the occult curriculum of the school, determining the differences and personal and teaching behaviors. These peculiarities, empirically and scientifically proved, become very important so that the school managing group can better deal with these professionals and they can get to know themselves deeper and accept the differences between themselves and the other colleagues. Another important approach in this research is the stress which reaches a great number of teachers who undefended and without knowing the cause become victims of this pathology that sometimes makes them abandon their profession or work until the end of it without liveliness, without excitement, feeling extremely unhappy. In order to reach this analysis concerning the teachers personal and professional life, we laid emphasis on the current historical and social moment, its paradigms and its reflexes in the life of each individual. We also approached the contextualization of the school in society, discoursing with a greater emphasis, the state school of Rio Grande do Sul, with the demands and outrages, acting directly or indirectly in the teaching subjectivity. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Ser professor por
dc.subject Educação Básica por
dc.subject Interferência de gênero por
dc.subject Estresse docente por
dc.subject Escola estadual por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Being teacher eng
dc.subject Elementary Education eng
dc.subject Gender interference eng
dc.subject Stress eng
dc.subject State School eng
dc.title Professor: agente de transformação social ou força motriz do sistema vigente? por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.advisor-co1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por
dc.description.resumo Definir e compreender o ser professor é o que motiva este trabalho de pesquisa que aborda diferentes aspectos do seu próprio entorno social: o seu ambiente de trabalho; a sua valorização profissional; sua competência docente; a sua inserção politicossocial e pedagógica; o seu bem-estar físico e mental e, consequentemente, sua autoestima e realização pessoal. Partindo da observação direta, como gestora de escola pública há nove anos, tomamos por referência o grupo de docentes da Educação Básica desta mesma escola, confrontando as hipóteses que tínhamos, com uma substancial teoria bibliográfica de diferentes autores. A descoberta mais importante foi a interferência de gênero entre professores e professoras, nitidamente presente no currículo oculto da escola, determinando as diferenças e comportamentos pessoais e docentes. Estas peculiaridades, comprovadas empírica e cientificamente, passam a ser deveras importante, a fim de que a equipe gestora da escola possa lidar melhor com estes profissionais, bem como, também eles próprios possam se conhecer mais e aceitar as diferenças entre eles e os colegas. Outra abordagem importante que traz o trabalho é a questão do estresse docente, que atinge grande número de professores que indefesos e sem conhecimento de causa se tornam vítimas desta patologia, fazendo-os, às vezes, abandonar a profissão ou trabalhar até o fim, sem ânimo, sem tesão, sentindo-se infinitamente infelizes. A fim de chegarmos a esta análise da vida pessoal e profissional dos professores, enfatizamos o atual momento histórico e social, seus paradigmas e seus reflexos na vida de cada indivíduo. Abordamos também a contextualização da escola na sociedade, discorrendo com maior ênfase, a escola estadual do Rio Grande do Sul, com suas demandas e seus desmandos, atuando direta ou indiretamente na subjetividade docente por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.contributor.advisor1 Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8679182448370232 por


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