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“Mestre, eu?!” Um relato de experiência no curso de mestrado e sua relação com a formação docente

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dc.creator Dantas, Jessica Rodrigues
dc.date.accessioned 2024-11-26T22:31:24Z
dc.date.available 2024-11-26T22:31:24Z
dc.date.issued 2024-07-05
dc.identifier.citation DANTAS, Jessica Rodrigues. “Mestre, eu?!” Um relato de experiência no curso de mestrado e sua relação com a formação docente. 2024. 73 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1226
dc.description 73 p. : il. pt_BR
dc.description.abstract This paper presents an analysis of teaching procedures recorded in the teaching plan of the curricular components of the Community Education for Children and Youth line of the professional master's degree in Theology at Faculdades EST, with a view to identifying the coherence in the proposal of the line of study with the values and principles defended by the institution. The research aims to understand whether there is coherence between the discourse and the teaching practice, not only in the context of basic education, but also in higher education. It has a qualitative perspective, considering that it includes subjective elements from the author's life trajectory, with observations made throughout her academic and professional career, and an exploratory-documentary orientation, since it is based on the analysis of documents from the institution and texts by thinkers in the field of education and theology, including: Rubem Alves, Jorge Larrosa and Cipriano Luckesi. The results obtained indicate that, to a certain extent, there is an inconsistency between the discourse and the teaching practice and highlight the importance of humanistic, dialogic and sensitive teaching methods as a means used by teachers to transcend traditional culturally rooted formats, with regard to formal education in Brazil. The research resulted in an educational product, a proposal for a mini-course entitled “For a More Humanistic Teaching Method”. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Trabalho docente pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Educação tradicional pt_BR
dc.subject Educação humanística pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Teologia pt_BR
dc.subject Teaching work en
dc.subject Didactics en
dc.subject Traditional education en
dc.subject Humanistic education en
dc.subject Curriculum en
dc.subject Theology en
dc.title “Mestre, eu?!” Um relato de experiência no curso de mestrado e sua relação com a formação docente pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.rights.license Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ pt_BR
dc.contributor.referee1 Saldanha, Marcelo Ramos
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4200614346009205 pt_BR
dc.contributor.referee2 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee3 Machado, Renato Ferreira
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/5182020903256616 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho apresenta a análise de procedimentos didáticos registrados no plano de ensino dos componentes curriculares da linha de Educação Comunitária para Infância e Juventude do mestrado profissional em Teologia da Faculdades EST, com vistas a identificar a coerência na proposta da linha de estudo com os valores e princípios defendidos pela instituição. A pesquisa tem o objetivo de compreender se existe, não só no âmbito da educação básica, como também na educação superior, uma coerência entre o discurso e o fazer docentes. Ela possui um viés qualitativo, tendo em vista que contempla elementos subjetivos provenientes da trajetória de vida da autora, com observações feitas ao longo de seu percurso escolar e profissional, e um viés exploratório-documental, pois tem como base a análise de documentos da instituição e de textos de pensadores da área da educação e da teologia, dentre os quais: Rubem Alves, Jorge Larrosa e Cipriano Luckesi. Os resultados obtidos apontam que, em certa medida, há uma incoerência entre o discurso e o fazer docentes e enaltece a importância da didática humanista, dialógica e sensível como meio utilizado pela pessoa docente capaz de fazê-la transpor formatos tradicionais culturalmente enraizados, no que tange à educação formal no Brasil. A pesquisa resultou em um produto educacional, uma proposta de minicurso intitulada “ Por uma didática Mais humanista”. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4744705811090817 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Saldanha, Marcelo Ramos
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4200614346009205 pt_BR


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