Repositório Faculdades EST

Ensino religioso em contexto indígena: uma proposta de plano de ensino

Mostrar registro simples

dc.creator Fonteles, Christianne Silveira
dc.date.accessioned 2024-10-12T20:24:08Z
dc.date.available 2024-10-12T20:24:08Z
dc.date.issued 2024-06-12
dc.identifier.citation FONTELES, Christianne Silveira. Ensino religioso em contexto indígena: uma proposta de plano de ensino. 2024. 83 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1217
dc.description 83 p. pt_BR
dc.description.abstract Brazil is a secular state and has a religious plurality. Religious Education (RE), as a curricular component, considers religious plurality in its normative documents. This research focuses on RE in an indigenous context, specifically in an indigenous school in the municipality of Caucaia, Ceará. The objective is to verify how RE occurs in an indigenous context. It problematizes teacher training and teaching material. The research uses public documents, such as those from the school (Pedagogical Political Project), the Municipal Department of Education, in addition to national sources, up to the National Common Curricular Base (BNCC). These sources are analyzed in light of theoretical references. It starts from the hypothesis that ER in indigenous schools must include the community's culture, as indigenous culture needs to be respected, valued and recognized. This implies specific curriculum planning for this context. Based on this, the research proposes lesson plans for the eighth year of elementary school, covering both the BNCC and the indigenous context. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Ensino religioso pt_BR
dc.subject Escolas indígenas pt_BR
dc.subject Planejamento pt_BR
dc.subject Religious education en
dc.subject Indigenous schools en
dc.subject Planning en
dc.title Ensino religioso em contexto indígena: uma proposta de plano de ensino pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.rights.license Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ pt_BR
dc.contributor.referee1 Klemz, Charles
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9638271117297229 pt_BR
dc.contributor.referee2 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee3 Lima, Maria José Costa
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/5800966002746537 pt_BR
dc.description.resumo O Brasil é um estado laico e possui uma pluralidade religiosa. O Ensino Religioso (ER), enquanto componente curricular, considera a pluralidade religiosa em seus documentos normativos. A presente pesquisa tem como tema o ER em contexto indígena, especificamente em escola indígena no município de Caucaia, no Ceará. O objetivo é verificar como o ER ocorre em contexto indígena. Problematiza a formação docente e o material didático. A pesquisa utiliza documentos públicos, como da escola (Projeto político Pedagógico), da Secretaria Municipal da Educação, além das fontes nacionais, até a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estas fontes são analisadas à luz de referencial teórico. Parte da hipótese de que o ER em escolas indígenas deve contemplar a cultura da comunidade, pois a cultura indígena necessita ser respeitada, valorizada e reconhecida. Isso implica em um planejamento curricular específico para este contexto. A partir disso, a pesquisa propõe planos de aula para o oitavo ano do ensino fundamental contemplando tanto a BNCC como o contexto indígena. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1328981568946262 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Klemz, Charles
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9638271117297229 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta