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A IPB e sua teologia: calvinista, puritana, fundamentalista? Reflexões a partir da tradição reformada sobre eclesiologia e cultura no contexto brasileiro

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dc.creator Fontes, Marcello
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:35:23Z
dc.date.available 2010-03-29
dc.date.available 2016-07-25T15:35:23Z
dc.date.issued 2004-03-01
dc.identifier.citation FONTES, Marcello. IPB and his Theology: calvinist, puritan, fundamentalist? Reflections from reformed tradition about eclesiology and culture in brazilian context.. 2004. 143 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2004. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/119
dc.description.abstract This dissertation seeks to investigate the existence of a Brazilian Reformed Theology in the area of ecclesiology and its relation to culture by using the Presbyterian Church of Brazil as the object of investigation. The first part investigates how the reformer John Calvin was educated and how his humanism related to the teaching he developed, as also its possible application to Brazilian Reformed Theology, choosing common Grace to understand this relation to culture in seeking to understand how wide was its influence in his ecclesiology. In the second part, Calvinism, Puritanism and Neopuritanism are analyzed toward possible divisions or continuity. Such situations will be studied as a possible cultural influence of the practical rationalization of the Calvinists and of the relation of Calvin and the puritans with science. The third part presents Richard Shaull as a contradiction to the style of being reformed neopuritans , applical to a good part of the Brazilian reformed of the Presbyterian Church of Brazil, to the extent that he attempted to construct a Reformed Theology of Revolution that his followers, perhaps his major contribution, could transform into a Theology of Liberation. His ecclesiastical vision will be compared to that of Ashbel Green Simonton, pioneer of the Presbyterian Church of Brazil. The fourth and final part will study the construction of Reformed Theology in the Presbyterian Church of Brazil today, its possible relation to fundamentalism, beginning or not with the puritans, above all a real fear as to its Brazilianity, seeking ways to respond to the kind of ecclesiology the Reformed Theology of the Presbyterian Church of Brazil has produced. eng
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Eclesiologia por
dc.subject Igreja Presbiteriana do Brasil por
dc.subject Cultura por
dc.subject Teologia reformada por
dc.subject Ecclesiology eng
dc.subject Presbyterian Church in Brazil eng
dc.subject Culture por
dc.subject Reformed theology eng
dc.title A IPB e sua teologia: calvinista, puritana, fundamentalista? Reflexões a partir da tradição reformada sobre eclesiologia e cultura no contexto brasileiro por
dc.title.alternative IPB and his Theology: calvinist, puritan, fundamentalist? Reflections from reformed tradition about eclesiology and culture in brazilian context. eng
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Rieth, Ricardo Willy
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2854589063294139 por
dc.contributor.referee2 Oliveira Junior, Nythamar Hilario Fernandes de
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3541527557611037 por
dc.description.resumo Esta dissertação busca investigar a existência de uma Teologia Reformada brasileira no âmbito da eclesiologia e da relação com a cultura, trabalhando com a Igreja Presbiteriana do Brasil como base de dados para tal investigação. Na primeira parte, pesquisa-se como se formou o reformador João Calvino e que relação a sua formação humanista teve com os ensinos que desenvolveu, bem como tais ensinos poderiam ser aplicados à Teologia Reformada brasileira, escolhendo-se a graça comum para entender a relação com a cultura e buscando-se compreender a abrangência de sua eclesiologia. Na segunda parte, calvinismo, puritanismo e neopuritanismo são analisados sob a perspectiva de compreenderem-se possíveis rupturas ou continuidades. Tais situações serão verificadas na influência cultural do silogismo prático dos calvinistas e da relação de Calvino e dos puritanos com a ciência. A terceira parte apresenta Richard Shaull como contraponto ao modo de ser reformado designado como neopuritano , aplicado à boa parte dos reformados brasileiros da IPB, na medida em que tenta construir uma Teologia Reformada da revolução, que seus seguidores, possivelmente seu maior legado, transformariam em Teologia da Libertação. Ele será comparado em sua visão eclesiológica com Ashbel Green Simonton, pioneiro da IPB no Brasil. Por fim, à guisa de conclusão, a quarta e última parte estudará a construção da atual Teologia Reformada da IPB, sua possível relação com o fundamentalismo, a partir dos puritanos ou não, e acima de tudo o grande receio quanto a sua brasilidade, buscando pistas para responder que tipo de eclesiologia afinal tem produzido a Teologia Reformada da IPB. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7714201523222510 por
dc.contributor.advisor1 Sinner, Rudolf Von
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5391368668845628 por


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