Repositorio Faculdades EST

Educação cristã ativa: as metodologias ativas de aprendizagem como processo instrucional de pessoas adultas nas igrejas batistas

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Machado, Héber Martins
dc.date.accessioned 2024-08-26T20:27:43Z
dc.date.available 2024-08-26T20:27:43Z
dc.date.issued 2023-08-16
dc.identifier.citation MACHADO, Héber Martins. Educação cristã ativa: as metodologias ativas de aprendizagem como processo instrucional de pessoas adultas nas igrejas batistas. 2023. 117 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1193
dc.description 117 p. pt_BR
dc.description.abstract The Christian education of adults, within the scope of the local church, is an activity of vital importance for the preservation of its identity and its expansion over time. The way in which Christian education is applied, considering not only the components taught, be they doctrines, principles and religious, ethical or moral values, will depend on the success of the church's endeavor with regard to the Christian formation of believers and, consequently, the quality and advancement of the local church over time. This research analyzes the theme of active Christian education as an instructional process for adults based on the use of active learning methodologies, seeking to comprehensively analyze the development of Christian education throughout history since the person of Jesus Christ, proposing the transposition of models of Traditional Christian education historically used in so-called Protestant churches, notably Baptists, for a model of innovative, active Christian education, in which men and women are protagonists within the teaching and learning process. The study is concluded from historical perspectives of analysis of strategic models of active learning methodologies applied to the Christian education of adults and the observation of the possibility of Baptist denominational structures supporting the formulation and dissemination of a Christian educational active model for adults. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TM;
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Educação cristã pt_BR
dc.subject Metodologias ativas de aprendizagem pt_BR
dc.subject Igrejas batistas pt_BR
dc.subject Pessoas adultas pt_BR
dc.subject Christian education en
dc.subject Active learning methodologies en
dc.subject Baptist churches en
dc.subject Adults en
dc.title Educação cristã ativa: as metodologias ativas de aprendizagem como processo instrucional de pessoas adultas nas igrejas batistas pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.rights.license Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ pt_BR
dc.contributor.referee1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 pt_BR
dc.contributor.referee2 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee3 Amorim, Allan Pereira de
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/0517022058615079 pt_BR
dc.description.resumo A educação cristã das pessoas adultas, no âmbito da igreja local, é uma atividade de vital importância para a preservação de sua identidade e para a sua expansão ao longo do tempo. Da maneira como se aplica a educação cristã, considerando não somente os componentes ensinados sejam eles doutrinas, princípios e valores religiosos, éticos ou morais, dependerá o sucesso da empreitada da igreja no que diz respeito à formação cristã das pessoas crentes e, consequentemente, da qualidade e do avanço da igreja local através do tempo. Esta pesquisa analisa o tema da educação cristã ativa como um processo instrucional de pessoas adultas baseado na utilização de metodologias ativas de aprendizagem, buscando analisar compreensivamente o desenvolvimento da educação cristã no transcurso da história desde a pessoa de Jesus Cristo, propondo a transposição dos modelos de educação cristã tradicionais historicamente utilizados nas igrejas chamadas protestantes, notadamente as batistas, para um modelo de educação cristã inovadora, ativa, na qual homens e mulheres sejam elementos protagonistas dentro do processo de ensino e aprendizagem. O estudo se conclui a partir de perspectivas históricas de análise de modelos estratégicos de metodologias ativas de aprendizagem aplicadas à educação cristã de pessoas adultas e da constatação da possiblidade das estruturas denominacionais batistas suportarem a formulação e disseminação de um modelo educacional cristão de pessoas adultas, ativo. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0083087553982314 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta