Repositório Faculdades EST

Jardins da terra: a importância da natureza na educação infantil e suas consequências pedagógicas e éticas

Mostrar registro simples

dc.creator Luz, Laércio Duminelli da
dc.date.accessioned 2024-07-30T20:00:19Z
dc.date.available 2024-07-30T20:00:19Z
dc.date.issued 2023-12-15
dc.identifier.citation LUZ, Laércio Duminelli da. Jardins da terra: a importância da natureza na educação infantil e suas consequências pedagógicas e éticas. 2023. 95p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1187
dc.description 95 p. pt_BR
dc.description.abstract The dissertation places at the center of the research two fundamental subjects for the future of humanity, who are normally treated as objects: nature and children. The two subjects are analyzed from a well-defined environment: the preschool. The investigation demonstrates, based on the main official documents of the Brazilian state, that national education bodies have never been concerned with thinking of children and nature as historical subjects that need interaction with each other, since early childhood education. Given this scenario, several arguments are presented indicating that the child's interaction with nature creates emotional bonds that benefit both subjects. The child gains pedagogically and can develop an ethic of care for nature. The preschool is the privileged space for the child to interact or not interact with the environment. The school, with its architectural and curricular design, can be a garden of the earth for the child and have a decisive impact on the learning processes and on children's construction of an ethic of care. The child's emotional ties with nature contribute to the development of an ecopedagogy and also to the ethics of care presented by Leonardo Boff. At the end of the dissertation, some proposals for lesson plans are presented that can help in the interaction of children, early childhood education, with nature, even in urbanized contexts. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Natureza pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Interação pt_BR
dc.subject Ética do cuidado pt_BR
dc.subject Nature en
dc.subject Child education en
dc.subject Interaction en
dc.subject Ethics of care en
dc.title Jardins da terra: a importância da natureza na educação infantil e suas consequências pedagógicas e éticas pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.rights.license Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ pt_BR
dc.contributor.referee1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR
dc.contributor.referee2 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee3 Oliveira, Kathlen Luana de
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/9781713753333783 pt_BR
dc.description.resumo A dissertação coloca no centro da pesquisa dois sujeitos fundamentais para o futuro da humanidade, que normalmente são tratados como objetos: a natureza e a criança. Os dois sujeitos são analisados a partir de um ambiente bem definido: a escola de educação infantil. A investigação demostra, a partir dos principais documentos oficiais do estado brasileiro, que os órgãos nacionais de educação nunca se preocuparam em pensar a criança e a natureza como sujeitos históricos que precisam de interação entre si, desde a educação infantil. Diante deste cenário, são apresentados diversos argumentos indicando que a interação da criança com a natureza cria vínculos afetivos que beneficiam ambos os sujeitos. A criança tem ganhos pedagógicos e pode desenvolver uma ética do cuidado para com a natureza. A escola de educação infantil é o espaço privilegiado de interação ou não interação da criança com o meio ambiente. A escola, com seu projeto arquitetônico e curricular, pode ser um jardim da terra para a criança e impactar de forma decisiva nos processos de aprendizagem e na construção infantil de uma ética do cuidado. Os laços afetivos da criança com a natureza contribuem para o desenvolvimento de uma ecopedagogia e também para a ética do cuidado apresentada por Leonardo Boff. No final da dissertação, são apresentadas algumas propostas de planos de aula que podem ajudar na interação das crianças, da educação Infantil, com a natureza, mesmo nos contextos urbanizados. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5297985702370936 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta