Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator | Luz, Laércio Duminelli da | |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T20:00:19Z | |
dc.date.available | 2024-07-30T20:00:19Z | |
dc.date.issued | 2023-12-15 | |
dc.identifier.citation | LUZ, Laércio Duminelli da. Jardins da terra: a importância da natureza na educação infantil e suas consequências pedagógicas e éticas. 2023. 95p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1187 | |
dc.description | 95 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The dissertation places at the center of the research two fundamental subjects for the future of humanity, who are normally treated as objects: nature and children. The two subjects are analyzed from a well-defined environment: the preschool. The investigation demonstrates, based on the main official documents of the Brazilian state, that national education bodies have never been concerned with thinking of children and nature as historical subjects that need interaction with each other, since early childhood education. Given this scenario, several arguments are presented indicating that the child's interaction with nature creates emotional bonds that benefit both subjects. The child gains pedagogically and can develop an ethic of care for nature. The preschool is the privileged space for the child to interact or not interact with the environment. The school, with its architectural and curricular design, can be a garden of the earth for the child and have a decisive impact on the learning processes and on children's construction of an ethic of care. The child's emotional ties with nature contribute to the development of an ecopedagogy and also to the ethics of care presented by Leonardo Boff. At the end of the dissertation, some proposals for lesson plans are presented that can help in the interaction of children, early childhood education, with nature, even in urbanized contexts. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP; | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Ética do cuidado | pt_BR |
dc.subject | Nature | en |
dc.subject | Child education | en |
dc.subject | Interaction | en |
dc.subject | Ethics of care | en |
dc.title | Jardins da terra: a importância da natureza na educação infantil e suas consequências pedagógicas e éticas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reblin, Iuri Andréas | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Brandenburg, Laude Erandi | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Kathlen Luana de | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9781713753333783 | pt_BR |
dc.description.resumo | A dissertação coloca no centro da pesquisa dois sujeitos fundamentais para o futuro da humanidade, que normalmente são tratados como objetos: a natureza e a criança. Os dois sujeitos são analisados a partir de um ambiente bem definido: a escola de educação infantil. A investigação demostra, a partir dos principais documentos oficiais do estado brasileiro, que os órgãos nacionais de educação nunca se preocuparam em pensar a criança e a natureza como sujeitos históricos que precisam de interação entre si, desde a educação infantil. Diante deste cenário, são apresentados diversos argumentos indicando que a interação da criança com a natureza cria vínculos afetivos que beneficiam ambos os sujeitos. A criança tem ganhos pedagógicos e pode desenvolver uma ética do cuidado para com a natureza. A escola de educação infantil é o espaço privilegiado de interação ou não interação da criança com o meio ambiente. A escola, com seu projeto arquitetônico e curricular, pode ser um jardim da terra para a criança e impactar de forma decisiva nos processos de aprendizagem e na construção infantil de uma ética do cuidado. Os laços afetivos da criança com a natureza contribuem para o desenvolvimento de uma ecopedagogia e também para a ética do cuidado apresentada por Leonardo Boff. No final da dissertação, são apresentadas algumas propostas de planos de aula que podem ajudar na interação das crianças, da educação Infantil, com a natureza, mesmo nos contextos urbanizados. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5297985702370936 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reblin, Iuri Andréas | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 | pt_BR |