Repositório Faculdades EST

Gestão da educação municipal: diagnóstico das políticas implementadas no município de Itaparica/BA para a efetivação da universalização do atendimento escolar sob a perspectiva teológica do cuidado

Mostrar registro simples

dc.creator Santos, Anderson José do Nascimento
dc.date.accessioned 2024-07-30T19:44:22Z
dc.date.available 2024-07-30T19:44:22Z
dc.date.issued 2023-10-06
dc.identifier.citation SANTOS, Anderson José do Nascimento. Gestão da educação municipal: diagnóstico das políticas implementadas no município de Itaparica/BA para a efetivação da universalização do atendimento escolar sob a perspectiva teológica do cuidado. 2023. 159p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1186
dc.description 159p. : il. pt_BR
dc.description.abstract There is a growing debate in Brazilian literature about how to improve the education management system and policies implemented in school services. However, the existing literature that addresses the historical reasons for this situation is still very incipient. Only a few studies attempt to answer the question of why education in Brazil has always lagged behind. In this sense, this work focuses on the Municipal Education Management of Itaparica/BA, with regard to the analysis of policies implemented in the locality to achieve the universalization of school services, using the theology of care as a space for inclusion. The general objective is to analyze the process, strategies and weaknesses in the implementation of quality policies in basic formal education in the municipal network of Itaparica/Ba. Methodologically, descriptive research was used with a qualitative approach related to education in contexts of policies implemented in the municipality. Document analysis makes it possible to collect data considered important for research in order to interpret the information collected and make inferences based on observation in a systematic and detailed way. Considering this objective, the research had as a parameter the Municipal Education Plan (PME) which aims to give new meaning to the concepts of culture and citizenship in a democratic school and consequently a new vision of the social function of this institution, so that it can attend in an equalizing way. to human diversity in all its aspects. From this perspective, the guidelines are presented for a ten-year period of the Municipal Education Plan (PME), whose actions, goals and specific contents have broad significance in the educational scenario of this municipality, enabling the participation of civil society in the collective construction of knowledge, respecting and promoting fundamental values, aligned with a theological approach of mutual care and shared responsibility. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Gestão educacional pt_BR
dc.subject Políticas da educação pt_BR
dc.subject Atendimento escolar pt_BR
dc.subject Itaparica pt_BR
dc.subject Educational management en
dc.subject Education policies en
dc.subject School services en
dc.title Gestão da educação municipal: diagnóstico das políticas implementadas no município de Itaparica/BA para a efetivação da universalização do atendimento escolar sob a perspectiva teológica do cuidado pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.rights.license Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ pt_BR
dc.contributor.referee1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 pt_BR
dc.contributor.referee2 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee3 Custódio, Elivaldo Serrão
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/8819683729192070 pt_BR
dc.description.resumo Há um crescente debate na literatura brasileira sobre como melhorar o sistema de gestão da educação e das políticas implementadas no atendimento escolar. No entanto, a literatura existente que aborda as razões históricas para essa situação ainda é muito incipiente. Apenas alguns estudos tentam responder à questão do motivo pelo qual a educação no Brasil sempre ficou para trás. Nesse sentido, o presente trabalho tematiza a Gestão da Educação Municipal de Itaparica/BA, no que tange à análise das políticas implementadas na localidade para a efetivação da universalização do atendimento escolar, tendo a teologia do cuidado como um espaço de inclusão. O objetivo geral é analisar o processo, as estratégias e as fragilidades da implementação das políticas de qualidade na educação formal de base na rede municipal de Itaparica/Ba. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa relacionada com a educação em contextos das políticas implementadas no município. A análise documental possibilita coletar dados considerados importantes para a pesquisa no sentido de interpretar as informações coletadas e fazer inferências baseadas na observação de forma sistemática e detalhada. Considerando esse objetivo, a pesquisa teve como parâmetro o Plano Municipal de Educação (PME) que tem como proposta ressignificar os conceitos de cultura e cidadania numa escola democrática e consequentemente numa nova visão da função social dessa instituição, para que se possa atender de forma equalizadora à diversidade humana em todos os seus aspectos. Nessa perspectiva, apresentam-se as diretrizes para um prazo de dez anos do Plano Municipal de Educação (PME), cujas ações, metas e conteúdos específicos têm significado amplo no cenário educacional desse município, propiciando a participação da sociedade civil na construção coletiva do conhecimento, respeitando e promovendo valores fundamentais, alinhados com uma abordagem teológica do cuidado mútuo e da responsabilidade compartilhada. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0520538912190148 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta