Repositório Faculdades EST

Fatores psicossociais e adesão de discentes à prática do ensino religioso

Mostrar registro simples

dc.creator Silva, Maria Adenilda da
dc.date.accessioned 2024-07-30T15:03:56Z
dc.date.available 2024-07-30T15:03:56Z
dc.date.issued 2023-09-06
dc.identifier.citation SILVA, Maria Adenilda da. Fatores psicossociais e adesão de discentes à prática do ensino religioso. 2023. 101p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1185
dc.description 101 p. pt_BR
dc.description.abstract This study aims to present a bibliographic review on the contributions of the religious education curricular component to the student's education, in general. It is assumed that many factors are directly involved with the discipline in the student's integral education, thus becoming an indispensable contribution to this education. Furthermore, from the perspective of psychology, it is evident that the student can learn to better deal with his/her emotions, with his/her conflicts and, also, develop from the perspective of faith. Therefore, the general objective is to evaluate the relevance of the religious education component in the student's integral education and its contributions. Furthermore, to present an investigative analysis on human development from the perspective of education, as well as affective-emotional, social and faith as well as from the perspective of factors related to the formation of identity, cognitive and emotional maturation, as well as changes in interpersonal relationships that promote religious engagement. The methodology used in this work was bibliographic research with the purpose of analyzing all the factors that can contribute to the student's education having received the support of the aforementioned curricular component. The study was based on materials such as books, scientific articles, among others, by renowned authors who researched the topic. This investigation also relies on psychology studies to help understand the contributions of religious education in the formation of individuals. As a result, it can be inferred that, during school life, with the support of the religious education discipline, the student will be better prepared to deal with the adversities presented during life, will develop critical thinking, tolerance and empathy, and will also be better prepared to deal with psychosocial factors, which inevitably arise in human life. In addition, it shows the indispensability of religious education as a curricular component in the school environment. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Formação do estudante pt_BR
dc.subject Ensino religioso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Suporte emocional pt_BR
dc.subject Student formation en
dc.subject Religious education en
dc.subject Education en
dc.subject Emotional support en
dc.title Fatores psicossociais e adesão de discentes à prática do ensino religioso pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.rights.license Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ pt_BR
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee2 Silva, Laura Franch Schmidt da
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 pt_BR
dc.contributor.referee3 Meira, Vanessa Raquel
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/7377318165326100 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo objetiva apresentar uma revisão bibliográfica sobre as contribuições do componente curricular de ensino religioso na formação do estudante, de modo geral. Pressupõe-se que muitos fatores estão envolvidos diretamente com a disciplina na formação integral do estudante, tornando-se assim uma contribuição indispensável nessa formação. Além disso, sob o viés da psicologia, evidencia-se que o estudante pode aprender a lidar melhor com suas emoções, com seus conflitos e, ainda, desenvolver-se na perspectiva da fé. Tem-se, para tanto, como objetivo geral, avaliar a relevância do componente de ensino religioso na formação integral do estudante e suas contribuições. Ainda, apresentar uma análise investigativa sobre o desenvolvimento humano sob o viés da educação, bem como afetivo-emocional, social e da fé. Também, os fatores relacionados à formação da identidade, maturação cognitiva e emocional, assim como mudanças nos relacionamentos interpessoais que promovem o engajamento religioso. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica com a finalidade de analisar todos os fatores que podem contribuir na formação do estudante tendo recebido o suporte do componente curricular supracitado. O estudo baseou-se em materiais como livros, artigos científicos, entre outros, de renomados autores que pesquisaram o tema. Essa investigação também conta com estudos da psicologia para ajudar na compreensão das contribuições do ensino religioso na formação dos indivíduos. Como resultado, infere-se que, durante a vida escolar, com o suporte da disciplina de ensino religioso, o estudante ficará melhor preparado para lidar com as adversidades apresentadas durante a vida, desenvolverá senso crítico, tolerância e empatia, inclusive melhor preparado para lidar com os fatores psicossociais, que, inevitavelmente, se apresentam na vida do ser humano. Além disso, mostrar a indispensabilidade do ensino religioso como componente curricular no espaço escolar. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6863262706770011 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta