Repositorio Faculdades EST

Depressão na infância e adolescência: peculiaridades no diagnóstico, suas causas e a fé no processo de cura

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Pierzckalski , Alexandre Furtado
dc.date.accessioned 2024-06-27T14:11:29Z
dc.date.available 2024-06-27T14:11:29Z
dc.date.issued 2023-08-22
dc.identifier.citation PIERZCKALSKI, Alexandre Furtado. Depressão na infância e adolescência: peculiaridades no diagnóstico, suas causas e a fé no processo de cura. 2023. 88 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1180
dc.description 88 p. pt_BR
dc.description.abstract Depression, or major depressive disorder (MDD), is considered by the World Health Organization (WHO) to be one of the most common disorders among mental illnesses. The present study aims to investigate the conflicts inherent in the diagnosis of depression in children and adolescents, its relationship with the subjective sociocultural aspects of the conception of this psychopathology and the production of its symptoms, also problematizing the use of faith in the process of curing the depressive phenomenon. Depression is understood, in contemporary times, as a physical and psychological state associated with apathy, dejection, deep and permanent sadness, constantly accompanied by an existential void. That is, an absence of meaning in “being” in the world, we understand it here as boredom. Its conclusions raise the hypothesis of trivialization of the diagnosis through criteria and indicators that do not consider the continuous process of child development, nor the processes of brain neuroplasticity at this stage of life. The production of its symptoms may be the result of the intertwining of biopsychosocial-spiritual factors, where the collective relationships that constitute the psychic subject take prominence and present themselves as producers of meaning in life in everyday experiences. Faith, specifically here, Christian, can point to the quality of life of the depressed subject, as well as their socio-family context. Therefore, in conjunction with other care, it helps to better manage symptoms, thus pointing to curative purposes. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TM;
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Depressão pt_BR
dc.subject Infância e Adolescência pt_BR
dc.subject Cura pt_BR
dc.subject pt_BR
dc.subject Depression en
dc.subject Childhood and Adolescence en
dc.subject Healing en
dc.subject Faith en
dc.title Depressão na infância e adolescência: peculiaridades no diagnóstico, suas causas e a fé no processo de cura pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.rights.license Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ pt_BR
dc.contributor.referee1 Branderburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee2 Herbes, Nilton Eliseu
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 pt_BR
dc.contributor.referee3 Meira, Vanessa Raquel de Almeida
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/7377318165326100 pt_BR
dc.description.resumo A depressão, ou transtorno depressivo maior (TDM), é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos transtornos mais comuns entre as doenças mentais. O presente estudo propõe-se a investigar os conflitos inerentes ao diagnóstico da depressão em crianças e adolescentes, sua relação com os aspectos subjetivos socioculturais de concepção desta psicopatologia e de produção dos seus sintomas, problematizando também a utilização da fé no processo de cura do fenômeno depressivo. Entende-se a depressão, na contemporaneidade, como estado físico e psíquico associado a apatia, abatimento, tristeza profunda e permanente, guarnecida constantemente por um vazio existencial. Isto é, uma ausência de sentido em “ser” e “estar” no mundo, o compreendemos, aqui, por tédio. Suas conclusões levantam a hipótese de banalização do diagnóstico por meio de critérios e indicadores que não consideram o processo contínuo do desenvolvimento infantil, tão pouco os processos de neuroplasticidade cerebral nesta fase da vida. A produção de seus sintomas pode ser resultado do entrelaçamento de fatores biopsicossociais-espirituais, onde tomam proeminência as relações coletivas que constituem o sujeito psíquico e se apresentam como produtoras de sentido de vida nas experiências cotidianas. A fé, especificamente aqui, a cristã, pode apontar para qualidade de vida do sujeito depressivo, bem como de seu contexto sociofamiliar. Pois, em concomitante com outros cuidados, auxilia no melhor manejo dos sintomas, apontando, assim, para fins curativos. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8346096476437322 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Branderburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta