Faculdades EST Repository

Formação-Ação: um estudo do desenvolvimento do protagonismo juvenil no projeto missão jovem

Show simple item record

dc.creator Zanella, Renata
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:34:55Z
dc.date.available 2010-03-19
dc.date.available 2016-07-25T15:34:55Z
dc.date.issued 2009-12-25
dc.identifier.citation ZANELLA, Renata. Formação-Ação: um estudo do desenvolvimento do protagonismo juvenil no projeto missão jovem. 2009. 86 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/117
dc.description.abstract This work presents the contributions of Projeto Missão Jovem (MJ) in the formation of adolescents from Pastoral da Juventude. It proposes the discussion of how the juvenile leadership is stimulated during the course Escola da Juventude in order to motivate them to complete the missionary action. The research was developed in a qualitative way, using as method the case study of the project of the Vicariate of Gravataí in 2008. A camp diary was produced after the conclusion of each stage of the project. Taking into consideration the data, it has been elaborated an analysis that established the following categories: youth, juvenile leadership, formation, transforming mission. Theology and Pedagogy have contributed to the theoretical support of this study. The reflection points to three important stages of MJ. The first is the moment of formation. The course that is organized by young people aims to work the distinct dimensions of them in order to promote an integral formation, using The Book of Christ as the theological basis. The second stage is the moment of action. This stage is characterized by the juvenile leadership. Students challenge themselves to put into practice their projects, assuming a new concept of transforming mission. The intervention in the social context occurs in the collective action. The missionary action is a moment of formation and transformation. The last stage is the moment of transformation in which they establish new paradigms in their life projects that are based on solidarity, collective work, and in the belief that they can make a difference in society as Christian juveniles and participative citizens. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Juventude por
dc.subject Protagonismo juvenil por
dc.subject Educação juvenil por
dc.subject Missão por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Youth eng
dc.subject Juvenile leadership eng
dc.subject Juvenile education eng
dc.subject Mission eng
dc.title Formação-Ação: um estudo do desenvolvimento do protagonismo juvenil no projeto missão jovem por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.advisor-co1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 por
dc.description.resumo Este estudo apresenta as contribuições do Projeto Missão Jovem (MJ) na formação dos jovens da Pastoral da Juventude. Propõe-se discutir como é estimulado o protagonismo juvenil durante o curso Escola da Juventude para que os próprios jovens concretizem a ação missionária, um desafio concreto que se revela uma ação transformadora na vida dos mesmos. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, utilizando como método o estudo de caso do projeto do Vicariato de Gravataí no ano de 2008, a partir do qual foi produzido um diário de campo e um levantamento com os participantes após o término de cada etapa do projeto. A partir dos dados, foi realizada uma análise que gerou as seguintes categorias: juventude, protagonismo juvenil, formação, missão transformadora. As referências teóricas para esse estudo articularam contribuições do campo da Teologia e da Pedagogia. A reflexão aponta para três momentos marcantes da MJ. O primeiro é o momento de formação. O curso voltado para a juventude e organizado por jovens visa trabalhar as dimensões distintas do jovem para promover uma formação integral, tendo o evangelho de Cristo como fundamento teológico. Com esse objetivo, utiliza uma metodologia que prioriza a experiência. A formação culmina, no segundo momento, na ação. Esta é a fase auge do protagonismo juvenil, quando os cursistas se desafiam a colocar em prática o projeto idealizado, assumindo um novo conceito de missão transformadora. A intervenção no contexto social ocorre na atuação coletiva. A ação missionária acaba por ser um momento formativo, transformador. A transformação é o terceiro e último momento do projeto, que marca os jovens para sempre, pois estes estabelecem, a partir da MJ, novos paradigmas para os seus Projetos de Vida, paradigmas estes alicerçados na solidariedade, no trabalho coletivo, na crença de que podem fazer a diferença na sociedade como jovens cristãos e cidadãos participativos. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8583246132342333 por
dc.contributor.advisor1 Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account