dc.creator |
Zanella, Renata |
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dc.date.accessioned |
2016-07-25T15:34:55Z |
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dc.date.available |
2010-03-19 |
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dc.date.available |
2016-07-25T15:34:55Z |
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dc.date.issued |
2009-12-25 |
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dc.identifier.citation |
ZANELLA, Renata. Formação-Ação: um estudo do desenvolvimento do
protagonismo juvenil no projeto missão jovem. 2009. 86 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/117 |
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dc.description.abstract |
This work presents the contributions of Projeto Missão Jovem (MJ) in the formation of
adolescents from Pastoral da Juventude. It proposes the discussion of how the juvenile
leadership is stimulated during the course Escola da Juventude in order to motivate them to
complete the missionary action. The research was developed in a qualitative way, using as
method the case study of the project of the Vicariate of Gravataí in 2008. A camp diary was
produced after the conclusion of each stage of the project. Taking into consideration the data,
it has been elaborated an analysis that established the following categories: youth, juvenile
leadership, formation, transforming mission. Theology and Pedagogy have contributed to the
theoretical support of this study. The reflection points to three important stages of MJ. The
first is the moment of formation. The course that is organized by young people aims to work
the distinct dimensions of them in order to promote an integral formation, using The Book of
Christ as the theological basis. The second stage is the moment of action. This stage is
characterized by the juvenile leadership. Students challenge themselves to put into practice
their projects, assuming a new concept of transforming mission. The intervention in the social
context occurs in the collective action. The missionary action is a moment of formation and
transformation. The last stage is the moment of transformation in which they establish new
paradigms in their life projects that are based on solidarity, collective work, and in the belief
that they can make a difference in society as Christian juveniles and participative citizens. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Juventude |
por |
dc.subject |
Protagonismo juvenil |
por |
dc.subject |
Educação juvenil |
por |
dc.subject |
Missão |
por |
dc.subject |
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
por |
dc.subject |
Youth |
eng |
dc.subject |
Juvenile leadership |
eng |
dc.subject |
Juvenile education |
eng |
dc.subject |
Mission |
eng |
dc.title |
Formação-Ação: um estudo do desenvolvimento do
protagonismo juvenil no projeto missão jovem |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.advisor-co1 |
Streck, Gisela Isolde Waechter |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 |
por |
dc.description.resumo |
Este estudo apresenta as contribuições do Projeto Missão Jovem (MJ) na formação dos jovens
da Pastoral da Juventude. Propõe-se discutir como é estimulado o protagonismo juvenil
durante o curso Escola da Juventude para que os próprios jovens concretizem a ação
missionária, um desafio concreto que se revela uma ação transformadora na vida dos mesmos.
A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, utilizando como método o estudo
de caso do projeto do Vicariato de Gravataí no ano de 2008, a partir do qual foi produzido um
diário de campo e um levantamento com os participantes após o término de cada etapa do
projeto. A partir dos dados, foi realizada uma análise que gerou as seguintes categorias:
juventude, protagonismo juvenil, formação, missão transformadora. As referências teóricas
para esse estudo articularam contribuições do campo da Teologia e da Pedagogia. A reflexão
aponta para três momentos marcantes da MJ. O primeiro é o momento de formação. O curso
voltado para a juventude e organizado por jovens visa trabalhar as dimensões distintas do
jovem para promover uma formação integral, tendo o evangelho de Cristo como fundamento
teológico. Com esse objetivo, utiliza uma metodologia que prioriza a experiência. A formação
culmina, no segundo momento, na ação. Esta é a fase auge do protagonismo juvenil, quando
os cursistas se desafiam a colocar em prática o projeto idealizado, assumindo um novo
conceito de missão transformadora. A intervenção no contexto social ocorre na atuação
coletiva. A ação missionária acaba por ser um momento formativo, transformador. A
transformação é o terceiro e último momento do projeto, que marca os jovens para sempre,
pois estes estabelecem, a partir da MJ, novos paradigmas para os seus Projetos de Vida,
paradigmas estes alicerçados na solidariedade, no trabalho coletivo, na crença de que podem
fazer a diferença na sociedade como jovens cristãos e cidadãos participativos. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8583246132342333 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Zwetsch, Roberto Ervino |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 |
por |