dc.creator |
Teixeira, Eduardo |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-28T15:16:51Z |
|
dc.date.available |
2024-02-28T15:16:51Z |
|
dc.date.issued |
2023-01-20 |
|
dc.identifier.citation |
TEIXEIRA, Eduardo. Comunidades cristãs e assessoria de imprensa: análise das interações a partir dos sites institucionais. 2023. 98 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1176 |
|
dc.description |
98 p. ; il. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In Brazil, the relationship between religion and the media attracts attention because of its intensity. The media continues to be saturated with agendas connected to spirituality. Sometimes proselytizing representations and media activism stand out with the intention of expanding political power. However, we also have religious institutions that promote dialogue and service to society. Therefore, this work sought to analyze the press office on the websites of Christian communities in order to understand the feasibility of interactions with the public. For this purpose, we examined the group that, according to IBGE numbers, is part of the ten largest Christian denominations and includes the Roman Catholic Apostolic Church, the Evangelical Church of the Lutheran Confession in Brazil, the Baptist Church and the Seventh-day Adventist Church. The sample followed a non-probabilistic choice, based on the ease of access to documents on the official websites of these denominations. Thus, between October 2021 and March 2022, the use of professional and targeted communication by the press office was studied in terms of dialogue with the community and the press. In the first chapter, we identified reflections and feedback on the ecclesiastical identity, culture and image, in addition
to interactive communication elements. In this context, we consider the deepening of the intermingling of religion and media in the contemporary Brazilian scenario. Finally, we evaluated the reach of the news contained in the websites, carried out with the proper journalistic techniques, and the viability of a good press office, measured via media exposure, navigation conditions in a communication network and investment in the dissemination of the public image. The results include the maintenance of religious dialogue, without the utilitarian treatment of the media and the ecclesiastical strengthening of identity, cultural and visual ties. |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Faculdades EST |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
TMP; |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidades cristãs |
pt_BR |
dc.subject |
Assessoria de imprensa |
pt_BR |
dc.subject |
Site |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Christian communities |
en |
dc.subject |
Press office |
en |
dc.subject |
Site |
en |
dc.subject |
Communication |
en |
dc.subject |
News |
en |
dc.subject |
Interaction |
en |
dc.subject |
Dialogue |
e |
dc.title |
Comunidades cristãs e assessoria de imprensa: análise das interações a partir dos sites institucionais |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.rights.license |
Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
Reblin, Iuri Andréas |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
Saldanha, Marcelo Ramos |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4200614346009205 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
Santos, Rodrigo Follis |
|
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1017126463354805 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
No Brasil, a relação entre religião e mídia chama a atenção em razão da intensidade. Os meios de comunicação permanecem saturados de pautas ligadas à espiritualidade. Por vezes, destacam-se as representações proselitistas e o ativismo midiático com a intenção de ampliar poderes políticos. Porém, temos também instituições religiosas que potencializam o diálogo e o atendimento à sociedade. Dessa forma, este trabalho buscou analisar a assessoria de imprensa nos sites das comunidades cristãs no sentido de compreender a viabilização de interações com os públicos. Para esse propósito, examinamos o grupo que faz parte das dez maiores denominações cristãs, conforme os números do IBGE, e relacionamos Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Batista e Igreja Adventista do Sétimo Dia. A amostra seguiu uma escolha não probabilística, feita a partir da facilidade de acesso aos documentos contidos nos sites oficias dessas denominações. Assim, entre outubro de 2021 e março de 2022, investigamos o uso da comunicação profissional e dirigida por meio da assessoria de imprensa com vistas ao diálogo com a comunidade e a imprensa. No primeiro capítulo, identificamos os reflexos e a retroalimentação da identidade, cultura e imagem eclesiais, além de elementos comunicacionais interativos. Com isso, ponderamos o aprofundamento sobre o entrelaçamento da religião e da mídia no cenário contemporâneo brasileiro. Por fim, avaliamos o alcance das notícias contidas nos sites, realizadas conforme as devidas técnicas jornalísticas, e a viabilidade de uma boa assessoria de imprensa, mensurada via presença midiática, as condições de navegação em uma rede de comunicação e o investimento na propagação pública da imagem. Como parte dos resultados, notamos a manutenção do diálogo religioso, sem o trato utilitarista da mídia, e o fortalecimento eclesial dos vínculos identitários, culturais e imagéticos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Teologia |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
EST |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2297462362419483 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
Reblin, Iuri Andréas |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 |
pt_BR |