dc.creator |
Weber, Eloir Enio |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-16T20:39:55Z |
|
dc.date.available |
2023-12-16T20:39:55Z |
|
dc.date.issued |
2023-07-07 |
|
dc.identifier.citation |
WEBER. Eloir Enio. Cuidado pastoral em contexto escolar: um estudo sobre o cuidado mútuo estabelecido pelas redes de apoio constituídas na escola. 2023. 110 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1173 |
|
dc.description |
110 p. ; il. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The school community lives together every day, for most of the day. It is an intense coexistence marked by expectations, sensibilities and transformations and, therefore, care is the hallmark of this interaction. The starting point of this research is the understanding of the essence of what is most human in humanity – what mobilizes and impels people to dedicate themselves to others and also reveals their most basic needs, as social beings. Pastoral accompaniment is an important development that brings specific reflections to the theme. In this perspective, the school, in its essence, as well as everything that is done in the area of education, is care giving. In this environment, coexistence is established in the form of a network of social relationships and in it the mutual connection of care takes place. The dimensions of care are manifestations of humanity. From this, the interaction in a mutual support network at Colégio Sinodal de São Leopoldo is the object of study. Within this care network, the school ministry is added to the perception of needs and opportunities for interaction based on a specific insertion and an understanding of life and the world that comes from spirituality. With this, the specific contribution of school ministry at Colégio Sinodal is made: to develop spiritual intelligence. |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Faculdades EST |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
TMP; |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Cuidado |
pt_BR |
dc.subject |
Pastoral escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Colégio Sinodal |
pt_BR |
dc.subject |
Espiritualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Care |
en |
dc.subject |
School ministry |
en |
dc.subject |
School |
en |
dc.subject |
Spirituality |
en |
dc.title |
Cuidado pastoral em contexto escolar: um estudo sobre o cuidado mútuo estabelecido pelas redes de apoio constituídas na escola |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.rights.license |
Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
Herbes, Nilton Eliseu |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
Adam, Júlio Cézar |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
Heimann, Thomas |
|
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4537136261648181 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A comunidade escolar convive todos os dias, em grande parte do dia. É uma convivência intensa marcada por expectativas, sensibilidades e transformações e, por isso, o cuidado é a marca dessa interação. O ponto de partida da presente pesquisa é a compreensão da essência daquilo que há de mais humano na humanidade – que mobiliza e impele as pessoas a se dedicarem às outras e, também, revela as suas necessidades mais básicas, como seres sociais. O acompanhamento pastoral é um desdobramento importante que traz reflexões específicas ao tema. Nessa perspectiva, a escola, em sua essência, bem como tudo o que se faz na área da educação, é cuidado. Neste ambiente se estabelece a convivência em forma de uma rede de relações sociais e nela se dá a conexão mútua de cuidado. As dimensões do cuidado são manifestações da humanidade. A partir disso, a interação em rede de apoio mútuo no Colégio Sinodal de São Leopoldo é objeto de estudo. Dentro dessa rede de cuidado, a pastoral escolar se agrega na percepção de necessidades e de oportunidades de interação a partir de uma inserção específica e de uma compreensão de vida e de mundo que provém da espiritualidade. Com isso, se dá a contribuição específica da pastoral escolar no Colégio Sinodal: desenvolver a inteligência espiritual. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Teologia |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
EST |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5917598774721352 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
Herbes, Nilton Eliseu |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 |
pt_BR |