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A avaliação formativa e somativa no ensino superior

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dc.creator Costa, Geziel Silva
dc.date.accessioned 2023-12-16T20:21:53Z
dc.date.available 2023-12-16T20:21:53Z
dc.date.issued 2023-05-29
dc.identifier.citation COSTA, Geziel Silva. A avaliação formativa e somativa no ensino superior. 2023. 78 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1172
dc.description 78 p. pt_BR
dc.description.abstract The research is directed towards an analysis of evaluation in higher education. In the twenty-first century, the fear of teaching and learning evaluation still causes distress in the school environment. The various surveys over the years have led to indicate an assessment without the caricature of monstrosity. It is evident that assessment is not made for fear, disapproval, or revenge, but rather for the definition of learning objectives. The first part deals with the types of existing assessments such as summative, which is linked to the sum of test and test scores. The diagnosis that proposes an appreciation to know the information that each student has when they enter a school institution in search of knowledge. The formative seeks to train the student in the knowledge to live in society. The second part deals with ENEM and ENADE and with their problems. It is the duty of the Union to offer vacancies and education for all. This right is guaranteed by law such as the LDB (Law of Guidelines and Bases of Education). Even so, the exclusion of many students through exams still persists. The selection is made by choosing the best grades. Is the purpose of the exams really achieved with the measures stipulated in the school institution or are there still flaws? The third part analyzes emancipatory evaluation. And it alerts that teachers should apply this suggestion of school emancipation to their understanding of assessment and learning. Training students in the context of emancipatory assessment helps their lives in society. It leads them to contribute socially by transforming society for the better. Participating in social problems with the capacity to lend support to changes are the objectives of the evaluation of emancipatory learning. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Emancipação pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Aprendizagem escolar pt_BR
dc.subject Evaluation en
dc.subject Emancipation en
dc.subject University education en
dc.subject School learning en
dc.title A avaliação formativa e somativa no ensino superior pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.rights.license Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ pt_BR
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erani
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee2 Silva, Laura Franch Schmidt da
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 pt_BR
dc.contributor.referee3 Meira, Vanessa Raquel de Almeida
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/7377318165326100 pt_BR
dc.description.resumo A pesquisa está direcionada para uma análise sobre a avaliação no ensino superior. Em pleno século vinte e um, o temor da avaliação do ensino e da aprendizagem ainda causa aflição no ambiente escolar. As diversas pesquisas ao longo dos anos têm indicado para uma avaliação sem a caricatura da monstruosidade. É evidente que se avalia não para o medo, reprovação ou vingança, mas sim para definição dos objetivos da aprendizagem. A primeira parte versa sobre os tipos de avaliações existentes como a somativa, que está ligada à soma das notas de prova e dos testes. A diagnóstica que propõe uma apreciação para saber as informações que cada estudante possui quando entra em uma instituição escolar em busca de conhecimento. A formativa busca formar a pessoa discente nos conhecimentos para viver em sociedade. A segunda parte trata do ENEM e ENADE com suas problemáticas. É dever de a União alvitrar vagas e educação para todos. Esse direito está garantido por lei como a LDB (lei de diretrizes e Bases da Educação). Mesmo assim, ainda perdura a exclusão de muitos estudantes através dos exames. A seleção é feita escolhendo as melhores notas. A finalidade dos exames é realmente atingida com as medidas estipuladas na instituição escolar ou ainda existem falhas? A terceira parte analisa a avaliação emancipatória. E adverte que os professores e professoras levem a seu entendimento sobre a avaliação e a aprendizagem esta sugestão de emancipação escolar. Formar os estudantes no âmbito da avaliação emancipatória, ajuda a vida dos mesmos em sociedade. Levá-los a contribuir socialmente transformando a sociedade para melhor. Participar dos problemas sociais com capacidade de apoiar as mudanças são os objetivos da avaliação da aprendizagem emancipatória. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2524044119349956 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR


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