Faculdades EST Repository

Educação cristã: contribuições do ministério da pessoa leiga no âmbito das igrejas da Convenção Batista Brasileira

Show simple item record

dc.creator Souto, Marinésia Lemos
dc.date.accessioned 2023-09-08T21:05:59Z
dc.date.available 2023-09-08T21:05:59Z
dc.date.issued 2023-03-24
dc.identifier.citation SOUTO, Marinésia Lemos. Educação cristã: contribuições do ministério da pessoa leiga no âmbito das igrejas da Convenção Batista Brasileira. 2023. 143 p.. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1161
dc.description 143 p. pt_BR
dc.description.abstract This work analyzed the contribution of the layperson's teaching ministry as a church growth strategy. For this reason, the layperson and teaching were investigated in the history of the Baptist church, specifically those that are part of the Brazilian Baptist Convention-CBB and in the teaching ministry of Jesus. The question that guided this research was: "How can Christian education, carried out by lay people in Baptist churches of the CBB, contribute to the growth and strengthening and engagement of the membership?". Such questioning led to the analysis of the relevance of the layperson for the growth of the church and strengthening of its membership. In this sense, the investigation proposed to evaluate the contributions and converging points in the historical and biblical analysis that demonstrate a pattern that answers the proposed question. Based on these findings, a study of this analysis was carried out with the theory of modern education, with a view to confirming the applicability of the findings to the current days of the Baptist church. The methodology used had a qualitative approach, in particular content analysis. Data collection worked especially with bibliographic and documentary material. The main results observed are linked to issues related to anthropology and the principle of freedom lived, practiced and taught in the church. The results also highlighted the characteristics of the layperson's ministry, in particular the dialogue between equals, knowledge of reality, the intentionality arising from the belief in the universal priesthood. The research offers relevant contributions that can be applied to the educational life of the church, resulting in relevance, growth and transformation. One must point out that due to limitations of time and pages, this research did not give voice to the various lay people, who contributed to enrich the findings observed here, which remains as a suggestion for future studies that work on the theme. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TM;
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Educação cristã pt_BR
dc.subject Pessoa leiga pt_BR
dc.subject Ministério pt_BR
dc.subject Batistas pt_BR
dc.subject Christian education en
dc.subject Layperson en
dc.subject Ministry en
dc.subject Baptists en
dc.title Educação cristã: contribuições do ministério da pessoa leiga no âmbito das igrejas da Convenção Batista Brasileira pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erani
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee2 Souza, Carolina Bezerra de
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4028771794506651 pt_BR
dc.contributor.referee3 Costa Junior, Belmiro Medeiros da
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/5942788227768010 pt_BR
dc.description.resumo Esse trabalho analisou a contribuição do ministério da pessoa leiga de ensino como estratégia de crescimento da igreja. Em razão disso, investigou-se a pessoa leiga e o ensino na história da igreja batista, especificamente àquelas que fazem parte da Convenção Batista Brasileira-CBB e no ministério de ensino de Jesus. A questão que norteou esta pesquisa foi: “Como a educação cristã, realizada por leigas e leigos nas igrejas batistas da CBB, pode contribuir para o crescimento e fortalecimento e engajamento da membresia?”. Tal questionamento conduziu a análise da relevância da pessoa leiga para o crescimento da igreja e fortalecimento de sua membresia. Nesse sentido, a investigação se propôs a avaliar as contribuições e os pontos convergentes na análise histórica e bíblica que demonstrassem um padrão que respondesse à questão proposta. A partir desses achados, foi realizado um estudo dessa análise com a teoria da educação moderna com vistas a confirmação da aplicabilidade dos achados à atualidade da igreja batista. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, em especial a análise de conteúdo. A coleta de dados trabalhou especialmente com material bibliográfico e documental. Os principais resultados observados estão ligados a questões relativas à concepção de ser humano e o princípio da liberdade vividos, praticados e ensinados na igreja. Os resultados ressaltaram, também, as características do ministério da pessoa leiga, em especial o diálogo entre iguais, o conhecimento da realidade, a intencionalidade advinda da crença do sacerdócio universal. A pesquisa oferece relevantes contribuições que podem ser aplicadas à vida educacional da igreja, resultando em relevância, crescimento e transformação. Destaca-se que por limitações de tempo e páginas, esta pesquisa não deu voz às pessoas leigas, o que fica como sugestão para futuros estudos que trabalhem o tema. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5139316159663505 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR


Files in this item

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account