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A invenção do pecado por uma teologia pós/de-colonial

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dc.creator Lima, Eduardo Sales de
dc.date.accessioned 2023-07-13T17:47:57Z
dc.date.available 2023-07-13T17:47:57Z
dc.date.issued 2020-03-10
dc.identifier.citation LIMA, Eduardo Sales de. A invenção do pecado por uma teologia pós/de-colonial. 2020. 197 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020 pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1153
dc.description 197 p. pt_BR
dc.description.abstract This thesis proposes a documentary and bibliographical investigation. Overall, the research investigates the relationship between the logic of power, post/de-colonial theory and the meaning of the term sin. The aim is to understand how power structures manipulate mechanisms of oppression present even in biblical witness. To achieve this purpose some specific objectives were outlined: 1) to identify the relationship between interpretation and power; 2) research the main analytics of power to understand its operation; 3) apply post /de colonial reading methods for reading the biblical text; 4) identify in the biblical text the possibility of a post /de-colonial theology. The result of the research is intended to serve as a method of analysis for post /de-colonial understanding of biblical texts. The research suggests that, from the data analyzed, the idea of sin imposed itself as a power structure and reached an epistemic sense in the legal fixation, starting to configure reality from the perspective of the dominators. It also suggests that resistance movements and frontier theologies have imposed themselves on power structures, even though they have not attained longevity. Finally, the research demonstrates that the post /de-colonial option was already made in the first and second testaments, and the approximation with Anibal Quijano's “social classification” theories and Walter Mignolo's “frontier mentality” made possible an unclassified hermeneutics, where sin is not alienating the relationship with God and grace has proved to be a post/de-colonial theology. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TD 207;
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Pós/de-colonial pt_BR
dc.subject Fronteira pt_BR
dc.subject Classificação-social pt_BR
dc.subject Poder pt_BR
dc.subject Graça pt_BR
dc.subject Post/de-colonial en
dc.subject Frontier en
dc.subject Social classification en
dc.subject Power en
dc.subject Grace en
dc.subject TRADIÇÕES E ESCRITURAS SAGRADAS pt_BR
dc.subject ESTUDOS DE TEXTO E CONTEXTO BÍBLICOS pt_BR
dc.title A invenção do pecado por uma teologia pós/de-colonial pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.referee1 Kilpp, Nelson
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3162374005702253 pt_BR
dc.contributor.referee2 Schmitt, Flávio
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4051638587142121 pt_BR
dc.contributor.referee3 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 pt_BR
dc.contributor.referee4 Hammes, Erico
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/3466436438614121 pt_BR
dc.contributor.referee5 Dietrich, Luiz José
dc.contributor.referee5Lattes http://lattes.cnpq.br/4112356003747346 pt_BR
dc.description.resumo A presente tese propõe uma investigação documental e bibliográfica. No âmbito geral, a pesquisa investiga a relação entre as lógicas de poder, a teoria pós/de-colonial e o sentido do termo ‘pecado’. O objetivo é compreender como as estruturas de poder manipulam mecanismos de opressão presentes, inclusive, no testemunho bíblico. Para alcançar essa finalidade foram traçados alguns objetivos específicos: 1) identificar a relação entre interpretação e poder; 2) pesquisar as principais analíticas do poder para entender seu funcionamento; 3) aplicar métodos de leitura pós/de-colonial para leitura do texto bíblico; 4) identificar no texto bíblico a possibilidade de uma teologia pós/de-colonial. O resultado da pesquisa pretende servir como método de análise para compreensão pós/de-colonial dos textos bíblicos. A pesquisa sugere que, a partir dos dados analisados, a ideia de pecado se impôs como uma estrutura de poder e alcançou sentido epistêmico na fixação legal passando a configurar a realidade na perspectiva dos dominadores. Sugere também que movimentos de resistência e teologias de fronteira se impuseram às estruturas de poder, ainda que não tenham alcançado a longa duração. Por fim, a pesquisa demonstra que a opção pós/de-colonial já era realizada no Primeiro e Segundo Testamentos e, a aproximação com as teorias de “classificação social” de Anibal Quijano e a “mentalidade de fronteira” de Walter Mignolo, teorias que possibilitaram uma hermenêutica não-classificatória, onde o pecado não é alienador da relação com Deus e a graça revelou-se como teologia pós/de-colonial. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1801171218758828 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Kilpp, Nelson
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3162374005702253 pt_BR


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