Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator | Costa, Daniel Ricardo da | |
dc.date.accessioned | 2023-03-10T20:31:22Z | |
dc.date.available | 2023-03-10T20:31:22Z | |
dc.date.issued | 2022-08-08 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Daniel Ricardo da. Influências da Reforma Protestante na educação do Rio Grande do Sul no período do Brasil Império (1822-1889). 2022. 158 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1130 | |
dc.description | 158 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | During the period of the Protestant Reformation, there was an appropriation of Holy Scripture by the population. Starting from the General Priesthood of all Christians, the Reformation demanded that each person have free access to the reading and interpretation of the Bible. However, for this to be possible, it was essential that the population be literate. That's why Luther, Melanchthon, Bugenhagen and so many other characters of the Reformation worked hard so that education was offered to all people, whether they were rich or poor, boys or girls. Centuries later, starting in 1824, the first waves of immigrants from the region we know today as Germany began to arrive in our country. Mostly Protestants, they brought with them their bibles, hymnals and, in general, the Small Catechism, by Martin Luther. Faced with the almost total absence of schools, they decided to take action. If, in the 16th century, Luther proclaimed: “Beside every church, a school”; due to the restrictive legislation of the country – which at the time was officially Catholic and did not allow them to build temples with towers and bells – they decided to build schools first and, on weekends, use them to worship their God there. Thus, this dissertation seeks to find out to what extent the Protestant Reformation influenced the education of the Province of São Pedro do Rio Grande do Sul during the Brazilian imperial period. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TM 415; | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Reforma | pt_BR |
dc.subject | Imigração | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Transformação | pt_BR |
dc.subject | Reformation | en |
dc.subject | Immigration | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Transformation | en |
dc.title | Influências da Reforma Protestante na educação do Rio Grande do Sul no período do Brasil Império (1822-1889) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Wachholz, Wilhelm | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3084707254950329 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Streck, Gisela Isolde Waechter | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Hofstätter, Leandro Otto | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0902895652753065 | pt_BR |
dc.description.resumo | Durante o período da Reforma Protestante, ocorreu uma apropriação da Sagrada Escritura por parte da população. A partir do Sacerdócio Geral de todos os cristãos, a Reforma pleiteou que cada pessoa tivesse livre acesso à leitura e intepretação da Bíblia. Entretanto, para que isso fosse possível, era imprescindível que a população fosse alfabetizada. Por isso, Lutero, Melanchthon, Bugenhagen e tantos outros personagens da Reforma muito se empenharam para que a educação fosse ofertada a todas as pessoas, fossem elas ricas ou pobres, meninos ou meninas. Séculos mais tarde, a partir de 1824, começaram a chegar ao nosso país as primeiras levas de imigrantes provenientes da região que hoje conhecemos como Alemanha. De maioria protestante, traziam consigo suas bíblias, hinários e, em geral, o Catecismo Menor, de Martim Lutero. Deparados com a quase total ausência de escolas, decidiram tomar uma atitude. Se, no século XVI, Lutero bradava: “Ao lado de cada igreja, uma escola”; em função da restritiva legislação do país – que à época era oficialmente católico e não lhes permitia construir templos com torre e sinos – decidiram construir primeiro as escolas e, aos finais de semana, utilizá-las para ali cultuar ao seu Deus. Assim, essa dissertação busca averiguar em que medida a Reforma Protestante influenciou a educação da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul durante o período imperial brasileiro. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3639386141810867 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Wachholz, Wilhelm | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3084707254950329 | pt_BR |
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: