dc.creator | Figueirôa, Sygmar Viana | |
dc.date.accessioned | 2023-03-04T21:58:59Z | |
dc.date.available | 2023-03-04T21:58:59Z | |
dc.date.issued | 2022-07-05 | |
dc.identifier.citation | FIGUEIRÔA, Sygmar Viana. A arte da ventriloquia como recurso facilitador para o discipulado infantil. 2022. 73 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022.s | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1128 | |
dc.description | 73 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The theme of this work is the art of ventriloquism as a facilitating resource for children's discipleship, and its objectives are: to help build faith in the lives of children and form the character of Christ through ventriloquism; to awaken in the child the desire to be an imitator of Christ through the work of the Holy Spirit, and to help the child grow spiritually and be strengthened in biblical doctrines. In chapter 1 there is the introduction which tells about the large number of children in our churches today who have little or no understanding of biblical teachings, and that discipleship, through the use of ventriloquism as a facilitating resource, can be an attractive way to teach children the Word of God. Chapter 2 presents the theoretical framework of the research based on contributions from researchers who help in the discipleship of children through the use of the Word of God by using the art of ventriloquism. Chapter 3 presents the importance of play in teaching-learning, in which play has its real importance in children's education, and also deals with children's discipleship through the use of the Holy Scriptures, in which knowledge of the Word of God is essential for the full development of Christian character. In chapter 4, there is the use of the art of ventriloquism as a facilitating resource in children's discipleship, which explains the idea of using a dummy as a way to attract the children's attention. This chapter also teaches about how to manipulate a puppet; how to create a character; care with the voice; soundtrack, and steps to develop a story. In this chapter there is also the history of the art of ventriloquism and how to make sound without opening the mouth. Chapter 5 presents “Projeto Sistemática Kids”, an event with the objective of discipling children through the use of Bible teaching and ventriloquism. This chapter also provides basic tips on class routine. Finally, the conclusion of the work reaffirms the need to make disciples of Christ, obeying Christ and becoming like Him. Having a correct understanding of the main biblical teachings within the discipleship of children is very important not only for the children, but for a whole society that is being built through the present generation. The children of our society need to understand what the Bible teaches, they need this teaching in a precise and motivating way. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP 708; | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Discipulado | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ventriloquia | pt_BR |
dc.subject | Discipleship | en |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Ventriloquism | en |
dc.subject | LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA | pt_BR |
dc.title | A arte da ventriloquia como recurso facilitador para o discipulado infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reblin, Iuri Andréas | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Saldanha, Marcelo Ramos | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4200614346009205 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Alves, Monica Pinz | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0166716091056837 | pt_BR |
dc.description.resumo | O tema desta pesquisa é a arte da ventriloquia como recurso facilitador para o discipulado infantil e tem como objetivos: ajudar na construção da fé na vida das crianças e formar o caráter de Cristo por meio da ventriloquia; despertar na criança por meio da obra do Espírito Santo o desejo de ser um imitador de Cristo e ajudar a criança a crescer espiritualmente e se fortalecer nas doutrinas bíblicas. No capítulo 1, há uma problematização sobre a grande quantidade de crianças nos dias de hoje em nossas igrejas que possuem pouca ou quase nenhuma compreensão dos ensinos bíblicos e que o discipulado, mediante o uso da ventriloquia como recurso facilitador, pode ser um meio atraente de ensinar às crianças a Palavra de Deus. O capítulo 2 apresenta o referencial teórico da pesquisa fundamentado em contribuições de pessoas pesquisadoras que ajudam no discipulado infantil mediante o uso da Palavra de Deus através do uso da arte da ventriloquia. O capítulo 3 aborda sobre a importância do lúdico no ensino-aprendizagem, em que a brincadeira tem a sua real importância na educação infantil e também trata sobre o discipulado infantil mediante uso das Escrituras Sagradas, em que o conhecimento da Palavra de Deus é essencial para o pleno desenvolvimento do caráter cristão. No capítulo 4, há o uso da arte da ventriloquia como recurso facilitador no discipulado infantil que explica sobre a ideia do uso de um boneco como forma de atrair a atenção das crianças. Neste capítulo ainda ensina sobre como manipular um boneco; como criar um personagem; cuidados com a voz; trilha sonora e passos para desenvolver uma história. Nesse capítulo também tem a a história da arte da ventriloquia e como sonorizar sem abrir a boca. Já, no capítulo 5, apresenta o Projeto Sistemática Kids, um evento com objetivo de discipular crianças mediante uso de ensino bíblico através do uso da arte da ventriloquia. Esse capítulo ainda fornece dicas básicas sobre a rotina de aula. Por fim, a conclusão do trabalho que reafirma a necessidade de se fazer discípulos de Cristo, obedecendo Cristo e se tornando como Ele. Ter a compreensão de forma correta dos principais ensinos bíblicos dentro do discipulado infantil é importantíssimo não somente para as crianças, mas para toda uma sociedade que está sendo construída através da presente geração. As crianças da nossa sociedade necessitam entender o que a Bíblia ensina, elas precisam deste ensino de forma precisa e motivadora. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8993245508192247 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reblin, Iuri Andréas | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 | pt_BR |
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: