Repositório Faculdades EST

Síndrome de burnout na atividade docente do ensino básico, técnico e tecnológico

Mostrar registro simples

dc.creator Holanda, Suélen Ferreira Teles de
dc.date.accessioned 2022-12-14T14:01:09Z
dc.date.available 2022-12-14T14:01:09Z
dc.date.issued 2021-10-29
dc.identifier.citation HOLANDA, Suélen Ferreira Teles de. Síndrome de burnout na atividade docente do ensino básico, técnico e tecnológico. 2021. 94 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1125
dc.description 94 p. : il. pt_BR
dc.description.abstract This dissertation is a research that sought to answer the following question: how can Burnout Syndrome interfere with performance professional teaching? Thus, the aim of the study was to analyze the consequences of this disease in the professionals in higher education and basic, technical and technological education (BTTE). The research was exploratory and bibliographical, which sought to define the Burnout, its consequences in the performance of professional teaching and prevention strategies. It was found that being a teaching professional currently is a complex mission, as it requires, in addition to pedagogical skills (teaching, research, extension), the development of social and emotional abilities. Furthermore, it was notorious that the work environment can cause teaching to become ill. Thus, there is a large number of complaints from teachers about psychic suffering, suffering that, if not treated, can lead to the emergence of the studied syndrome - compromising the individual's physical, mental and even spiritual health and impacting the performance of their functions. The results obtained evidence the extreme need for actions to prevent Burnout Syndrome and promote care and self-care, in the physical, mental and spiritual spheres, in educational institutions. Therefore, the relevance of this dissertation lies in the fact that it contributes to future studies that propose to carry out field research on the subject, especially with the BTTE audience and serves as a source of reflections on ways of coping and preventing the emergence of this disease in teaching. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;691
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject EBTT pt_BR
dc.subject Saúde docente pt_BR
dc.subject Síndrome de burnout pt_BR
dc.subject BTTE en
dc.subject Teachers' health en
dc.subject Burnout syndrome en
dc.subject CRISTIANISMO E HISTÓRIA NA AMÉRICA LATINA pt_BR
dc.title Síndrome de burnout na atividade docente do ensino básico, técnico e tecnológico pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Herbes, Nilton Eliseu
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 pt_BR
dc.contributor.referee2 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 pt_BR
dc.contributor.referee3 Custódio, Elivaldo Serrão
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/8819683729192070 pt_BR
dc.description.resumo A dissertação de mestrado é uma pesquisa que buscou responder à seguinte pergunta: como a Síndrome de Burnout pode interferir na atuação profissional docente e como ela pode ser prevenida e tratada? Desse modo, o objetivo do estudo foi analisar as consequências dessa doença nos e nas profissionais da educação de ensino superior e da educação básica, técnica e tecnológica (EBTT). De natureza exploratória, a pesquisa foi realizada através de um levantamento bibliográfico, em que se buscou definir o Burnout, suas consequências na atuação profissional docente e as estratégias de prevenção. Verificou-se que ser um ou uma profissional docente atualmente é uma missão complexa, pois requer além das competências pedagógicas (ensino, pesquisa, extensão), o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Ademais, foi notório que o ambiente de trabalho pode provocar o adoecimento docente. Desta forma é grande o número de queixas de professores e professoras sobre sofrimentos psíquicos, sofrimentos esses que se não tratados podem levar ao surgimento da síndrome estudada - comprometendo a saúde física, mental e até mesmo espiritual do indivíduo e acarretando impacto no desempenho de suas funções. Os resultados obtidos evidenciaram a extrema necessidade de ações de prevenção à Síndrome de Burnout e promoção do cuidado e do autocuidado, nas esferas física, mental e espiritual, nas instituições de ensino. Portanto, a relevância desta dissertação reside no fato de contribuir com futuros estudos que se proponham a realizar pesquisas de campo sobre a temática, especialmente com o público da EBTT e servir como fonte de reflexões sobre formas de enfrentamento e prevenção ao surgimento dessa enfermidade na docência. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.contributor.advisor1 Herbes, Nilton Eliseu
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta