dc.creator |
Ndawanapo, Tomás |
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dc.date.accessioned |
2016-07-25T15:26:02Z |
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dc.date.available |
2010-03-15 |
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dc.date.available |
2016-07-25T15:26:02Z |
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dc.date.issued |
2009-12-30 |
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dc.identifier.citation |
NDAWANAPO, Tomás. As influências religiosas e educativas da igreja
evangélica luterana de Angola no seu contexto ontem e hoje. 2009. 77 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/111 |
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dc.description.abstract |
This work makes an analysis on involvement from the beginning of the Evangelical
Lutheran confession with children s education school in Angola. The first part makes
an education approach of children, starting from the traditional and culture of Bantu
people in Angola. This part includes gestation, childhood, adolescence and rites of
passages for girls and boys. The implantation of the church in Angola elapses in
simultaneous with the fixation of the colonialism system. Therefore the education
plan of the church was subordinated under pretensions of colonialism system. The
second part analysis how, the Evangelical Lutheran mission in Angola, valued the
children s school education. In this part, is spoken loudly about the catechism from
the reform of the church in Germany until the appearance of the Lutheran Church in
Angola. This is, also, a part of the work that is touching in the historical point of view,
because it brings to the unstressed histories of people, that were arrested and
another died because of the implantation of the Lutheran Church in Angola. It is
noticed that the colonial system offered to the Angolan people mainly to those that
had as eclesial option the Lutheran confession a church, a language for teaching
and prison or death for the reticent. The third part and the last one speeches on the
evangelical Lutheran church of Angola in it s relevance for children s education. It is
showing that Christian Education starts from Jesus Christ s Great Commission in
Mathew 28.19-20. It approaches on the children in the Bible, the child s relationships
with the modern family in Angola, showing how the Lutheran confession values the
children s school education and finishing with a proposal of an education project of
IELA that is a challenge. The work starts with a brief introduction and ends with a
synthetic conclusion. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Educação |
por |
dc.subject |
Escola das crianças |
por |
dc.subject |
Igreja Evangélica Luterana de
Angola |
por |
dc.subject |
EDUCÃÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
por |
dc.subject |
Education |
eng |
dc.subject |
School for children |
eng |
dc.subject |
Evangelical Lutheran Church of Angola |
eng |
dc.title |
As influências religiosas e educativas da igreja
evangélica luterana de Angola no seu contexto ontem e hoje |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.advisor-co1 |
Brandenburg, Laude Erandi |
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dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 |
por |
dc.description.resumo |
Este trabalho faz uma análise sobre o envolvimento, desde o início da
confessionalidade luterana, com a educação escolar das crianças em Angola. A
primeira parte faz uma abordagem educacional das crianças sob princípio da cultura
e tradição dos povos Bantu em Angola. Esta parte inclui a gestação, a infância, a
adolescência, e os ritos de passagem para meninas e meninos. A implantação da
Igreja em Angola decorre em simultâneo com a fixação do colonialismo. Por isso os
planos da Educação da Igreja eram subordinados às pretensões do sistema colonial.
A segunda parte analisa o quanto a Missão Evangélica Luterana em Angola
valorizou a educação da criança, começando com a própria tradição luterana. Nesta
parte fala-se alto a catequese desde a Reforma na Alemanha até ao surgimento da
Igreja Luterana em Angola. Esta é a parte do trabalho que é emocionante no ponto
de vista histórico. Porque traz à tona histórias de pessoas que morreram pela
implantação da Igreja Luterana em Angola. Aqui percebe-se que o sistema colonial
ofereceu ao povo angolano, principalmente àqueles que tinham como opção a
confissão Luterana uma igreja, uma língua para o ensino escolar e prisão ou morte
aos reticentes. A terceira e última parte fala da Igreja Evangélica Luterana de
Angola, em sua relevância para a Educação escolar das crianças a partir da grande
comissão de Jesus Cristo em Mateus 28.19-20. Aborda sobre a criança na Bíblia e
as relações das crianças com a família moderna em Angola, mostrando o quanto a
confessionalidade luterana valoriza a educação da criança e termina com o
delineamento de um projecto educativo da IELA que é um desafio. O trabalho
começa com uma introdução sucinta e encerra com uma conclusão sintética. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Zwetsch, Roberto Ervino |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 |
por |