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dc.creator | Gomes, Israel Mazzacorati | |
dc.date.accessioned | 2022-10-12T03:59:03Z | |
dc.date.available | 2022-10-12T03:59:03Z | |
dc.date.issued | 2021-10-01 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Israel Mazzacorati. A guardiã do tempo: o papel da narrativa na comunicação do evangelho. 2021. 211 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1107 | |
dc.description | 211 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research consists of investigating the role that narrative plays in the joint mission of the church and theology defined in terms of the communication of the gospel. It starts from the problem of the distance between theology and church, for which it proposes a possibility of rapprochement based on three partnerships and the definition of a common objective, which is the communication of the gospel. For this, it presents the concept of gospel communication from its origin in German practical theology, according to the work of Christian Grethlein. It emphasizes Jesus' three modes of communication, divided between verbal and non-verbal as can be seen in his ministry and destiny, taking them as a model and impetus for the church's action in the present. It presents and analyzes the meaning of narrative from its function in life, and then works on its theoretical foundation according to the work of Paul Ricoeur. Based on Enio Mueller, it shows that the Bible tells a grand narrative of reconciliation, whose central point is the gospel of the kingdom of God brought to the reality of life in Jesus Christ. It seeks to defend, in the light of Alister McGrath, that the gospel is a metanarrative that encompasses, positions and gives meaning to other narratives that make up life in the present, since reconciliation, as a message and service, consists of reconnecting life to its source. eternal life and meaning. Seen in this way, gospel communication consists of telling this story in a variety of ways based on this narrative structure, which provides support for both the Bible and life. Throughout the work, we sought to bring biblical hermeneutics closer to homiletics and indicate ways to practice the communication of the gospel through a narrative approach. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TD;235 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunicação do evangelho | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Hermenêutica | pt_BR |
dc.subject | Homilética | pt_BR |
dc.subject | TEOLOGIA PRÁTICA | pt_BR |
dc.subject | Communication of the gospel | en |
dc.subject | Narrative | en |
dc.subject | Hermeneutics | en |
dc.subject | Homiletics | en |
dc.title | A guardiã do tempo: o papel da narrativa na comunicação do evangelho | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Schmitt, Flavio | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4051638587142121 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Saldanha, Marcelo Ramos | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4200614346009205 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Lopes, Cristiano Camilo | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0182650950129257 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Sanches, Sidney de Moraes | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1611754323845332 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa consiste na investigação do papel que a narrativa desempenha na missão conjunta da igreja e da teologia definida em termos de comunicação do evangelho. Ela parte do problema do distanciamento entre teologia e igreja, para o qual propõe uma possibilidade de reaproximação a partir de três parcerias e da definição de um objetivo comum, que é a comunicação do evangelho. Para isso, apresenta o conceito de comunicação do evangelho a partir de sua origem na teologia prática alemã, conforme o trabalho de Christian Grethlein. Enfatiza os três modos de comunicação de Jesus, divididos entre verbais e não verbais como podem ser observados em seu ministério e destino, tomando-os como modelo e impulso para a ação da igreja no presente. Apresenta e analisa o significado de narrativa a partir de sua função na vida, para então trabalhar a sua fundamentação teórica segundo o trabalho de Paul Ricoeur. Com base em Enio Mueller, mostra que a Bíblia conta uma grande narrativa de reconciliação, cujo ponto central é o evangelho do reino de Deus trazido à realidade da vida em Jesus Cristo. Busca defender, à luz de Alister McGrath, que o evangelho é uma metanarrativa que engloba, posiciona e dá sentido às outras narrativas que compõe a vida no presente, visto que a reconciliação, enquanto mensagem e serviço, consiste em reconectar a vida à sua fonte eterna de vida e sentido. Vista dessa maneira, a comunicação do evangelho consiste em contar essa história de variadas maneiras baseada nessa estrutura narrativa, que oferece a sustentação tanto para Bíblia como para a vida. Ao longo do trabalho procurou aproximar a hermenêutica bíblica da homilética e indicar caminhos para a prática da comunicação do evangelho por uma abordagem narrativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4681848068332513 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Adam, Júlio Cézar | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 | pt_BR |
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