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dc.creator | Anjos, Joabe Marques dos | |
dc.date.accessioned | 2022-10-12T03:45:49Z | |
dc.date.available | 2022-10-12T03:45:49Z | |
dc.date.issued | 2021-08-18 | |
dc.identifier.citation | ANJOS, Joabe Marques dos. Uma estética teológica para um homo aestheticus. 2021. 136 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1106 | |
dc.description | 136 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The subject of this research is aesthetics as a fundamental category for understanding contemporary society and as a starting point for the development of a theological language that is relevant and current. At first, we explore the concept of Homo aestheticus as a relevant category to categorize the subjective condition of the modern human being. Therefore, we developed a kind of genealogy of aesthetics since its birth as a philosophical discipline and its process of epistemological autonomy; we demonstrate how the aesthetic paradigm that emerges from these reflections is incorporated by the art world, especially by the avant-garde arts of the 20th century; then, we reflect on how these processes initiate an aestheticization of everyday life that, later, will be incorporated by capitalist rationality for the seduction and creation of new consumers who start to relate to people, the world and God from aesthetic-imaginary-emotional criteria. In a second moment, we explain what a theological aesthetic is as we intend to develop here. We try to offer the foundations of a fundamental theology that takes the aesthetic as a hermeneutic way and a starting point for contemplating the data of Revelation. In this sense, we explore the proposal of a “Theological Aesthetics” of the Swiss theologian Hans Urs von Balthasar. The presupposition assumed is that aesthetically appropriating the data of Revelation is not only possible, but essential for a Christian theology that intends to remain faithful to the revelation of God in Christ. In this way, we seek to offer an outline of the Balthasarian aesthetic-theological proposal. In the third and last moment, we investigate the implications of a theological aesthetic for a Homo aestheticus. We delve into the essential topics of a theological aesthetic, namely, a "doctrine of vision" and a "doctrine of ecstasy". From the phenomenological reading of John Panteleimon Manoussakis and Jean-Luc Marion, we articulate an Image of God and of Human Being extracted from revelation and with an aesthetic-theological basis. Through the concepts of Icon and prosopon, we point to a human identity that is radically opposed to the absolute subjectivity of the aesthetic age. In the aesthetic-theological description of the experience of God, we point to the prosopic principles of human existence that is materialized as an experience in relational openness and solidary spirituality. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TM;410 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Homo aestheticus | pt_BR |
dc.subject | Estética teológica | pt_BR |
dc.subject | TEOLOGIA FUNDAMENTAL SISTEMÁTICA | pt_BR |
dc.subject | Aesthetics | en |
dc.subject | Theological aesthetics | en |
dc.title | Uma estética teológica para um homo aestheticus | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Saldanha, Marcelo Ramos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4200614346009205 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moreira, Alberto da Silva | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3297569311328890 | pt_BR |
dc.description.resumo | O assunto desta pesquisa é a estética enquanto categoria fundamental para compreensão da sociedade contemporânea e como ponto de partida para o desenvolvimento de uma linguagem teológica que seja relevante e atual. Num primeiro momento, exploramos o conceito de Homo aestheticus como uma categoria pertinente para categorizar a condição subjetiva do ser humano moderno. Para tanto, desenvolvemos uma espécie de genealogia da estética desde seu nascimento enquanto disciplina filosófica e seu processo de autonomia epistemológica; demonstramos como o paradigma estético que nasce dessas reflexões é incorporado pelo mundo da arte, sobretudo pelas as artes de vanguarda do século XX; em seguida, refletimos como esses processos dão início a uma estetização da vida cotidiana que, posteriormente, será incorporada pela racionalidade capitalista para a sedução e criação de novos consumidores que passam a se relacionar com as pessoas, com o mundo e com Deus a partir de critérios estéticos-imaginários-emocionais. Num segundo momento, explicitamos o que vem a ser uma estética teológica conforme pretendemos desenvolver aqui. Tentamos oferecer as bases de uma teologia fundamental que tome o estético como via hermenêutica e ponto de partida para a contemplação dos dados da Revelação. Nesse sentido, exploramos a proposta de uma “Estética teológica” do teólogo suíço Hans Urs von Balthasar. O pressuposto assumido é o de que apropriar-se esteticamente dos dados da Revelação não apenas é possível, mas imprescindível para uma teologia cristã que pretenda permanecer fiel à revelação de Deus em Cristo. Desse modo, buscamos oferecer um esboço da proposta estético-teológica balthasariana. No terceiro e último momento, averiguamos as implicações de uma estética teológica para um Homo aestheticus. Aprofundamos os tópicos essenciais de uma estética teológica, quais sejam, uma “doutrina da visão” e uma “doutrina do êxtase”. A partir da leitura fenomenológica de John Panteleimon Manoussakis e Jean-Luc Marion, articulamos uma Imagem de Deus e de Ser humano extraídas da revelação e de base estético-teológica. Por meio dos conceitos de Ícone e prosopon, apontamos para uma identidade humana que se opõe radicalmente à da subjetividade absoluta da era da estetização. Na descrição estético-teológica da experiência de Deus, apontamos para o fundamento prosópico da existência humana que se concretiza como vivência em abertura relacional e espiritualidade solidária. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6959706015337047 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Schaper, Valério Guilherme | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 | pt_BR |